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O QUE LEVA UM LÍDER A SER TÓXICO?

Gisele Moreira 18/02/2020 Artigos

Para alcançar a excelência na liderança, há algumas etapas que podem ser seguidas

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Seja um líder capaz de mover as pessoas em busca de um objetivo comum para manter seus negócios sustentáveis.


Existem líderes que conseguem influenciar tão negativamente no clima, que o índice de insatisfação entre os funcionários é extremamente alto e consequentemente alta a rotatividade. Isso se deve a forma de lidar com os funcionários.  Há vários fatores que levam um líder a ser tóxico:


• Falta de habilidade na comunicação ao solicitar as tarefas, intensificando demasiadamente o tom de voz e rispidez;
• Excesso de rigidez e exigência com os funcionários para cumprimento das tarefas;
• Comunicação falha, as informações não chegam na equipe operacional de forma adequada, causando distorções na execução;
• Exagero no perfeccionismo, o líder tende a ser tão detalhista que não confia na equipe operacional, preferindo que ele mesmo fazer as tarefas.
Nada de que o melhor dos planejamentos estratégicos dê conta disso, certo? Errado. Uma proposta inovadora e um bom plano de negócios só se transformam em uma empresa de sucesso se, por trás disso, tiver alguém capaz de conduzir a execução. E essas pessoas que executam, precisam ser altamente lideradas para se tornarem autolideradas.
Para alcançar a excelência na liderança, há algumas etapas que podem ser seguidas:
• Faça um processo de autoconhecimento, elegendo suas competências e priorizando aquelas que farão diferença e impactarão positivamente ao liderar uma equipe;
• Tenha um propósito claro da sua liderança, mostre que você está ali para somar, desenvolvê-los e não para ficar com o mérito;
• Seja duro com quem precisa de limites e viola os valores organizacionais, certificando-se de que a estratégia de recursos humanos esteja alinhada com a estratégia empresarial;
• Conduza as conversas com os funcionários de forma equilibrada, agindo com imparcialidade em situações de julgamento e de avaliação de seu pessoal;
• Descentralize as tarefas, delegando e instruindo a equipe;
• Planeje como as informações podem chegar sem ruídos para a equipe.
Quantas vezes você se pega pensando no tema deste artigo?


Qual visão de você mesmo, você quer ter para si?


Se você é líder, o trabalho mais importante é ajudar aqueles ao redor a atingir seu mais alto potencial, permitindo que eles tenham dois ou três cenários de um possível futuro, assim logo perceberá que sua atitude se traduzirá em alto desempenho para o alcance de metas na sua empresa.

 

Gisele Moreira - Consultora de RH e Coach

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