Diário da Serra
Diário da Serra

Em comemoração ao Dia da Mulher, Unemat promove ‘Mulheres para Mulheres’

Fabíola Tormes / Redação DS 03/03/2020 Cultura

Serão realizadas diversas ações, simultâneas, a partir das 16h

Cultura

Em comemoração ao Dia da Mulher, Unemat promove ‘Mulheres para Mulheres’

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) Campus de Tangará da Serra e parceiros promoverão neste sábado, dia 7 de março, um evento em comemoração do Dia Internacional da Mulher – Mulheres para Mulheres.


Será um dia de troca de experiências motivacionais, voltado a todos os públicos, não apenas para mulheres, para debater diferentes assuntos. “O objetivo é levar ações e atividades de integração da Unemat com a comunidade”, adianta a coordenadora do curso de jornalismo da Unemat Tangará, Marli Barboza, que apoia o projeto idealizado pela professora Ana Andruchak, da Associação dos Docentes (Adunemat).


Os trabalhos serão concentrados no Centro Cultural Pedro Alberto Tayano Filho, iniciando às 16h, com ações simultâneas. No saguão do Centro Cultural serão atividades de saúde e beleza da mulher, e balcão de empregos; nas salas serão realizadas oficinas de empreendedorismo feminino, terapias integrativas complementares, danças e uma roda de conversa sobre assédio moral e machismo no mercado de trabalho; e no teatro serão exibidos dois filmes: Estrelas além do tempo e O sorriso de Monalisa. Essas ações acontecerão das 16h às 19h.


Após isso a programação segue, somente no teatro, com duas mesas redondas tratando do empoderamento através da informação acadêmica, mulher e sexualidade, empreendedorismo feminino e superação da depressão; e a segunda, das 21h às 22h30, debaterá o empoderamento das mulheres do campo, o empoderamento feminino em cooperativas,  o olhar da luta feminina no Assentamento Antonio Conselheiro, e ainda a maternidade e carreira profissional.


“Queremos trazer a população tangaraense, especialmente as mulheres, proporcionando a elas um dia de descontração, um dia de integração entre a comunidade”, finaliza, ao convidar toda a comunidade para este grande e importante evento.


Projeto mostra a mulher brasileira e sua diversidade

Para mostrar a diversidade de mulheres que há no Brasil e o respeito à pluralidade, que a modelo e universitária de Tangará da Serra, Fabiana Lopes, atual 1ª Princesa Curve Plus Size 2020 (Vice Miss Brasil), promoveu um ensaio com diferentes mulheres, em atenção ao Dia Internacional da Mulher que será comemorado neste domingo, 8.


“Ano passado fizemos um vídeo, homenageando a mulher e todos os tipos de corpos (...) e esse ano imaginei que não poderíamos deixar de fazer essa homenagem, de uma forma diferente, mostrando a diversidade das mulheres”, conta a modelo.


Diante do objetivo, ela buscou parceiros para o projeto e o resultado foi surpreendente. “Super importante não somente valorizar os corpos, mas também a diversidade, a cultura, a diferença de raças e cores das mulheres. E esse vídeo é para isso. Para mostrar que toda mulher é linda, independente de como ela é, que a diferença sempre será bem vinda, e que as pessoas tem que aprender a respeitar”.


Participaram da produção as modelos Bruna (representante das ruivas), Danieli Aguiar (loira), Larissa (representante indígena), Ravelly Pimenta (representante trans), além de Fabiana Lopes, mostrando as curvas das mulheres negras e gordas, como ela mesmo se define. Também fizeram parte da produção os parceiros: Nicolle de Ungaro, personal stylist; Grande Stilo e Musas do Esporte; Lourela Calçados; Haline Scorpio, produção fotográfica; Joker Filmes (DK produções), produção de vídeo; Ariel Heinen, Adriana Santos e Michelle Michels, makeup; e Maycon Dhoni, digital influencer.


O vídeo ficará pronto em breve e será exibido no evento ‘Mulheres para Mulheres’, promovido pela Unemat. Além disso, será apresentado nos meios de comunicação, inclusive na página do Diário da Serra.
 



Diário da Serra

Notícias da editoria