Diário da Serra
Diário da Serra

Igrejas cancelam eventos e catequese; missas estão mantidas

Fabíola Tormes / Redação DS 18/03/2020 Geral

Atividades estão suspensas até 5 de abril

Geral

Como medida preventiva para evitar aglomerações e uma possível disseminação do Coronavírus, igrejas de todo o país estão mudando seus ritos. 


Na Comunidade Católica, conforme orientação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), as paróquias suspenderam a realização de encontros, assembleias, seminários e outros eventos que contribuam para aglomerar pessoas pelo prazo de 15 dias. A medida inclui a catequese. “Comunicamos a suspensão das atividades da catequese e infância missionária e todas as Pastorais, Serviços e Movimentos dos períodos de 18 de março de 2020 a 5 de Abril de 2020 (podendo ou não ser prolongado) em toda Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Tangara da Serra – MT. Também suspendemos todas as atividades da Pastoral da Pessoa Idosa, pelo mesmo período”, informa o Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Frei Luciano de Souza Santos.


As missas, porém, estão mantidas, com modificações. “(…) Os fiéis poderão optar em participar das celebrações das Missas dominicais e nos demais dias de preceito na Igreja, sem aglomeração de pessoas e recebendo a comunhão somente na mão, ou acompanhá-la pelos meios de comunicação (TVs, Rádios, internet e demais meios católicos), fazendo a comunhão espiritual”, completa, evitando ainda o aperto de mão, omitir o abraço da paz e não rezar a oração do Pai-Nosso de mãos dadas. 


Já em relação Semana Santa, o clero ainda se reunirá em assembleia e tomará as decisões sobre as celebrações. Sob as Bênçãos de Deus e o Manto Sagrado da Mãe Aparecida, continuemos a fazer nosso papel dee cristãos nesse tempo de incertezas e medos. Que sejamos protegidos (as) pelas mãos do Senhor, que possamos viver este tempo de quarentena quaresmal com fé”. 


As orientações são as mesmas para as comunidades da Paróquia Santa Terezinha. 

Diário da Serra

Notícias da editoria