Diário da Serra
Diário da Serra

Após viagem, tangaraenses reforçam importância da quarentena

Paulo Desidério / Redação DS 19/03/2020 Saúde

Mãe e filho optaram por quarentena por conta própria

Marckus Silva e a mãe Maria Célia

O estudante Marckus Silva viajou recentemente para o Rio de Janeiro com sua mãe, Maria Célia. Os dois ficaram uma semana no estado, passando pela capital, Cabo Frio e Arraial do Cabo, até retornarem para Tangará da Serra. Mesmo sem apresentar nenhum sintoma, os dois decidiram se colocar em quarentena de forma espontânea, por causa do coronavírus. 


Em entrevista ao Diário da Serra, Marckus contou que a decisão foi tomada de modo conjunto com a mãe, uma vez que o risco de contaminação é alto e cresce de modo exponencial. Eles respeitarão os 14 dias recomendados em casa, isolados, sem ver nem mesmo os familiares.


“Nós mesmos nos colocamos a disposição. Quando entramos no ônibus em Cuiabá para vir para Tangará, já evitamos ao máximo conversar com as pessoas, pegamos uma poltrona bem afastada onde menos pessoas tinham comprado, já tomando esses cuidados. Peguei Uber aqui em Tangará e não conversei com o motorista, cheguei e estou em casa”, conta, ao relatar que eles informaram a Saúde do município.


Além de praias, os tangaraenses estiveram no  Maracanã, que recebeu mais de 60 mil pessoas em jogo do Flamengo pela Libertadores. Na ida, algumas máscaras já foram notadas nos aeroportos. Na volta, o número de passageiros se protegendo cresceu. Marckus pediu a todos que fiquem em casa. 


“É de suma importância a pessoa ficar em casa, ter essa responsabilidade, abrir mão de algumas coisas e eu acho que é o que deve ser feito. Na Itália, esse surto está consumindo grande parte da população, tem mais de 20 mil infectados, então eu acho muito importante essa conscientização e respeitar o próximo. Nós jovens não estamos tão suscetíveis a ir a óbito, mas as pessoas que você gosta, tios e avós, são suscetíveis a isso”, declarou.


Àqueles que estão viajando para outros municípios do estado ou outras regiões do Brasil, o estudante declarou que independentemente de trabalho ou turismo, o momento exige responsabilidade de cada um.


“Evitar sair mesmo, só sair quando necessário, porque realmente para isso se espalhar, disseminar, a chance é muito grande. (...) Você percebe que o vírus age de maneira silenciosa e quando vê, muitas pessoas estão contaminadas. O número ainda é pequeno, mas é exponencial. (...) Então, é tomar cuidado. Ficar em casa é o mais sensato, é o mais certo”, destacou.

Diário da Serra

Notícias da editoria