Diário da Serra
Diário da Serra

Vigilância notifica cinco casos suspeitos de coronavírus em Barra do Bugres

Fabíola Tormes / Redação DS 23/03/2020 Saúde

Medidas de enfrentamento do coronavírus no município foram anunciadas ainda no sábado

Saúde

A Vigilância em Saúde de Barra do Bugres emitiu nesta segunda-feira, dia 23 de março, seu primeiro comunicado das notificações de casos suspeitos de infecção por coronavírus. 


Assinado pela responsável técnica do setor, Maria Silva de Souza, o relatório informa a notificação de cinco casos suspeitos no Município. Todas as notificações foram encaminhadas para o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Mato Grosso, Escritório Regional de Saúde (ERS) e digitadas no Redcap, para avaliação das mesmas e seguem aguardando resultado do MT Laboratório.


Segundo documento, todos os pacientes estão em isolamento domiciliar e sendo monitorados pelas equipes de saúde do município.


Medidas de enfrentamento do coronavírus no município 


Assim como em todo o país, o prefeito Raimundo Nonato de Abreu Sobrinho adotou medidas de enfrentamento ao novo coronavírus em Barra do Bugres. 


O Decreto nº 31 foi publicado no dia 21 de março, trazendo diversas medidas de enfrentamento, entre elas a suspensão, a partir desta segunda-feira, 23, do atendimento presencial em todos os setores da Prefeitura Municipal de Barra do Bugres, exceto os atendimentos pertinentes à Secretaria Municipal de Saúde, plantões e as atividades de caráter essencial e ininterruptos. 


O decreto ordena ainda a suspensão do atendimento ao público no âmbito do comércio local, excetuando a possibilidade de atendimento via serviços de entrega em domicílio (delivery), não se aplicando a suspensão aos supermercados, mercearias e congêneres, farmácia, panificadores, instituições financeiras, laboratórios, consultórios, clínicas, postos de combustíveis, fornecimento de gás e água, açougue, granjas, hortas e feiras livres. 


Além disso, ficam suspensas, pelo prazo de 30 dias, as atividades de capacitação, de treinamento ou de eventos coletivos realizados pelos órgãos ou entidades da administração pública municipal direta e indireta que impliquem a aglomeração de pessoas; eventos culturais, atividades esportivas e de recreação promovidas pelo Município de Barra do Bugres que impliquem em aglomeração de pessoas; eventos, de qualquer natureza, que exijam licença do Poder Público Municipal, com público superior a 100 pessoas em local aberto e superior a 50 pessoas em local fechado; e ainda a suspensão das aulas e atividades da Rede Pública Municipal de Ensino até 5 de abril.

Diário da Serra

Notícias da editoria