Diário da Serra
Diário da Serra

Barreiras sanitárias inibem pessoas que buscavam 'férias' em Tangará durante quarentena

Paulo Desidério - Redação DS 23/03/2020 Saúde

Motoristas de outras cidades que desrespeitam quarentena, esbarram nos bloqueios

Saúde

Medida anunciada pelo prefeito Fábio Martins Junqueira no último sábado, 21, as barreiras sanitárias nas principais vias de entrada de Tangará da Serra repercutiram nacionalmente em reportagem do Fantástico no último domingo, 22, na Rede Globo de Televisão. Nas redes sociais, algumas pessoas, inclusive de outros municípios, elogiaram a decisão.

 

A restrição não permite que cidadãos de outros municípios entrem em Tangará da Serra. Carros com placas de outros municípios só passam se houver comprovação de residência fixa na cidade. Os que possuem permissão para adentrar na cidade, passam por uma triagem e respondem a perguntas sobre o ponto de partida e o estado de saúde nas últimas horas. Estando mal, é encaminhado ao Hospital Municipal.

 

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Magno César, há pessoas de outras localidades que estão tentando vir para Tangará da Serra, como se o período em que deveriam ficar isoladas em casa, fosse de férias.  

 

“As pessoas que moram fora da cidade, estamos restringindo todas. Só é liberado quem mora no município de Tangará da Serra. Estou na barreira da Melancia (Trevo da Melancia – Anel Viário), tem muita gente vindo de Cuiabá, que tem parentes aqui, vir passear. Então, está fechando o comércio nas cidades vizinhas e o povo está tirando isso como férias. Isso está sendo restringido e está tendo que voltar mesmo”, pontuou.

 

O balanço das equipes que foram designadas para atuarem nos pontos estratégicos de acesso a cidade nas primeiras 48 horas é positivo. Estima-se que mais de 100 carros já precisaram dar meia-volta. Além disso, o encaminhamento dos viajantes ao Hospital em casos de sintomas gripais que possam estar associados ao Covid-19, tem colaborado com a frenagem momentânea no número de casos suspeitos. Nas últimas 24 horas, nenhuma suspeita de coronavírus foi registrada na cidade, desde que fechamento do comércio, toque de recolher e barreiras sanitárias foram determinadas em Tangará da Serra.

 

“Bastante positivo. Tivemos uns quatro, cinco casos de pessoas com alguns sintomas. A gente já encaminha direto ao Hospital Municipal, verifica se é morador de Tangará ou de outro estado, já faz um relatório com os dados dele para a Vigilância Epidemiológica acompanhar também. Vejo como bastante positivo esse trabalho e como saiu no boletim, acredito que isso vai surtir bastante efeito na cidade de Tangará”, completou Magno.

Diário da Serra

Notícias da editoria