Diário da Serra
Diário da Serra

SES monitora 6 casos confirmados e 210 suspeitos de coronavírus em Mato Grosso

Redação DS / Assessoria 24/03/2020 Saúde

Tangará da Serra aparece com 13 casos notificados suspeitos para o coronavírus, porém, esse número é maior

Saúde

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou até a tarde desta segunda-feira, 23, seis casos confirmados e 210 suspeitos de coronavírus em Mato Grosso. Os casos são devidamente acompanhados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica do Estado e dos municípios.


Os casos confirmados do COVID-19 são em Cuiabá (5) e Várzea Grande (1). Já as ocorrências que levantam a suspeita do vírus  estão em Alta Floresta (3), Araputanga (1), Aripuanã (3), Barão do Melgaço (1), Barra do Garças (1), Cáceres (3), Campo Novo do Parecis (6), Campo Verde (3), Comodoro (3), Cotriguaçu (1), Cuiabá (21), Guaratã do Norte (1), Guiratinga (1), Ipiranga do Norte (1), Juína (2), Juruena (1), Lucas do Rio Verde (6), Matupá (2), Nova Monte Verde (1),  Nova Mutum (1), Nova Olímpia (1), Nova Xavantina (1), Novo Horizonte do Norte (1), Paranatinga (3), Pedra Preta (1), Peixoto de Azevedo (1), Pontes e Lacerda (2), Poxoréo (1), Primavera do Leste (5), Rondonópolis (17), São José do Rio Claro (3), Sapezal (2), Sinop (14), Sorriso (1), Tabaporã (2), Tangará da Serra (13), Terra Nova do Norte (1) e Vila Bela da Santíssima Trindade (1).


Outros municípios somam, juntos, 66 casos suspeitos, no entanto, em virtude da instabilidade do sistema, as Secretarias Municipais de Saúde não conseguiram alimentar o ambiente virtual, por isso esses municípios não aparecem no boletim – apenas os casos configuram nas estatísticas. De acordo com informações da área técnica da SES, 37 casos foram descartados.


O aumento no número de casos suspeitos também é consequência da atualização do protocolo de definição de caso, conforme direcionamento do Ministério da Saúde; a medida impactou no aumento de casos suspeitos e confirmados em todo o país. A área técnica também esclareceu que o sistema de informação oficial segue instável, o que justifica a possibilidade de os dados estarem discordantes daqueles que poderão ser apresentados pela plataforma do Ministério da Saúde.

 

Tangará da Serra - Número diferente


No Boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) Tangará da Serra aparece com 13 casos notificados suspeitos para o coronavírus, porém, esse número é maior.


Conforme comunicado emitido pela Vigilância Epidemiológica de Tangará da Serra, nesta segunda, 20 pacientes estão com a suspeita da infecção, sendo 17 de Tangará da Serra, um de Denise, um de Barra do Bugres e um de Sinop. “Todas [notificações] foram encaminhadas para o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Mato Grosso, Escritório Regional de Saúde (ERS) e digitadas no Redcap, para avaliação das mesmas”, completa o documento.


Vale destacar que nenhum caso foi confirmado, sendo todos tratados apenas como suspeita.

Diário da Serra

Notícias da editoria