Diário da Serra
Diário da Serra

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL EM CASA

Gisele Moreira 26/03/2020 Artigos

Inteligência emocional não é somente ter equilíbrio entre a razão e emoção, é agir, é ter atitude para enfrentar os desafios

Artigos

O isolamento social tem provocado várias reflexões para a humanidade, e uma das reflexões que tenho feito por estes dias, é como nós não estamos acostumados a nos relacionar tão fortemente, com a nossa família, com nossos filhos, cuidar da nossa casa, fazer comida, enfim, tantas coisas para administrarmos ao mesmo tempo, mas quando penso nos necessitados, já penso que não tenho problemas, já penso que estas preocupações são pequenas frente àqueles que vivem com pouco, até mesmo sem um prato de comida na mesa ou ainda não sabem o que oferecer para seus filhos no dia seguinte.


Ontem, assistimos eu e minha filha, o filme: “A procura da felicidade”, um filme, muito triste, interpretado por Will Smith, mas muito importante para conectarmos com este momento que estamos passando, pois fiquei imaginando como é a realidade das famílias que vivem no limite da linha da pobreza. O filme nos mostra partes ruins de comportamentos do pai, mas também muitos comportamentos exemplares de um pai de família, que quer vencer e dar o melhor para seu filho. Para isso, o ator Will Smith mostrou que inteligência emocional não é somente ter equilíbrio entre a razão e emoção, é agir, é ter atitude para enfrentar os desafios, é não deixar  que a totalidade do iceberg fique submerso, e sim encontrar outros meios que contribuam significativamente para um excelente comportamento humano. 


Para ajudar você a gerenciar as suas emoções neste momento, cito aqui algumas estratégias que Travis Bradberry & Jean Greaves autores do livro Inteligência Emocional 2.0, que nos ensina a aplicar no nosso dia a dia:


1) Não tome decisões precipitadas.
2) Converse com um bom auto gestor.
3) Reserve um tempo todos os dias para resolver os problemas.
4) Assuma o controle do seu diálogo interno.
5) Concentre-se nas suas liberdades e não nas suas limitações.
6) Converse com alguém que não esteja emocionalmente envolvido com o seu problema.
7) Aprenda uma valiosa lição com todas as pessoas que cruzarem seu caminho.
8) Aceite que as mudanças são inevitáveis.


Quando você lê estas estratégias, o que elas estão dizendo para você? Faz sentido seu pensamento? Selecione as estratégias que mais se aproximam da sua realidade e coloque por ordem de importância para você começar seu processo de mudança para garantir uma inteligência emocional diante das suas realidades EM CASA. 


Gisele Moreira
Consultora de RH e Coach
Instagram: giselemoreirarhecoach

Diário da Serra

Notícias da editoria