Diário da Serra
Diário da Serra

Feirantes vendem produtos por aplicativo após suspensão do comércio

Guilherme Barbosa e Carol Lynch / TV Centro América 30/03/2020 Geral

O aplicativo Feira Digital foi criado por eles e ajudam na venda dos produtos

Geral

Feirantes em Tangará da Serra estão vendendo os produtos pelo celular, como feira digital. Os pedidos são feitos por aplicativo e depois entregues na casa das pessoas. A ideia surgiu devido a suspensão das feiras livres para evitar aglomeração e proliferação da Covid-19.


A ideia inovadora criada pelos feirantes foi por meio de uma plataforma digital, onde eles colocam os produtos e telefone no site. Os clientes que quiserem comprar entram em contato e solicitam o produto que depois é entregue na própria residência.


Segundo os feirantes, o meio foi uma forma de continuar trabalhando e conseguindo renda para sustento da família. Por determinação de decreto municipal, as atividades do comércio na cidade foram suspensas para evitar aglomeração e proliferação do novo coronavírus.


A feirante Tereza de Jesus, vende pamonhas há 24 anos na feira da cidade, e contou que todos os sábados e domingos vendia cerca de 350 unidades. Com a proibição das feiras livres, ela está conseguindo vender em torno de 90 pamonhas com o aplicativo. “Depois que veio o decreto proibindo as feiras, nós começamos a fazer delivery. Mas nunca é a mesma coisa da feira, porque o pessoal é acostumado a comprar indo na feira. E comer batendo papo”, contou Tereza.


O aplicativo pode ser encontrado com o nome Feira Digital Tangará da Serra na internet. Os feirantes explicaram que os clientes acessam o aplicativo, escolhem o que desejam comprar e o produto é entregue diretamente na casa pelos próprios feirantes.


Rosangela Neres comprou usando o aplicativo e disse que aprovou o sistema. “A gente compra pelo aplicativo, eles vem até a gente e isso é ótimo”, contou.


O horticultor Gilberto dos Santos contou que no começo conseguiu ter boas vendas com o aplicativo mas depois de um tempo, os pedidos caíram. Ele atribui a dificuldade pelo fato que os clientes ainda não sabem do aplicativo.


Ele ainda contou que depois da suspensão das feiras, as vendas reduziram em mais de 60%. A preocupação são com os alimentos nas hortas que podem ser prejudicados se não forem vendidos em um tempo certo, pois é preciso ser colhido. “Eu acredito se não voltar à normalidade, nós vamos sofrer graves consequências, ainda mais nas hortaliças. Se a gente não voltar a trabalhar como antes vai ficar difícil”, explicou Gilberto.


Os feirantes ainda disseram que devido a grande procura por alimentos, o preço dos produtos tiveram uma queda. Portanto, com a redução de vendas devido a proibição de mobilidade e o preço baixo, eles estão passando mais dificuldades em conseguir renda.


O secretário municipal de Agricultura, disse que aguarda um novo decreto pelo prefeito sobre novas medidas a serem adotadas com a feiras livres pelo município. Ele ainda informou que os contratos de agricultura familiar que fornecem parte da merenda escolar serão mantidos.

Diário da Serra

Notícias da editoria