Diário da Serra
Diário da Serra

Bombeiros alertam para riscos de acidente com álcool 70%

Redação DS 30/03/2020 Geral

Em caso de acidentes, ligue para os bombeiros no número 193

Preferível lavar as mãos com água e sabão

Com a liberação da venda de álcool líquido 70% e com o aumento do período em que as pessoas, incluindo crianças, permanecem dentro de casa, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) alerta para os riscos no manuseio do produto.


De acordo com o tenente BM Jamil, que é chefe da seção operacional do Corpo de Bombeiros de Tangará da Serra, é extremamente importante que os usuários tenham cuidado na hora de manusear o material, deixando-o totalmente fora de fontes que possam gerar aumento da temperatura, como fogão, churrasqueira, isqueiros ou até mesmo pessoas fumando.


 “A gente recomenda que, em casa, a população utilize mais água e sabão, que são outras formas para higienizar sem ser o álcool”, orientou o tenente, destacando que a  limpeza de móveis e da casa deve continuar sendo feita com sabão e desinfetante. “O álcool, de preferência em gel, deve ser utilizado apenas em situações nas quais não seja possível lavar as mãos com sabão, ou para a limpeza de eletrônicos, como a tela do celular”


O álcoo líquido, assim como sua versão em gel, são combustíveis. Mas, o gel é mais seguro, porque queima apenas na superfície, enquanto a versão líquida tem potencial explosivo.


O tenente alerta que também é importante que o produto seja armanezado em local arejado e longe do alcance de crianças.


Conforme o Diário da Serra já veiculou em edições anteriores, o uso de álcool em gel aumentou em aproximadamente 80% em Tangará da Serra. Apesar do aumento expressivo, não houve registros de acidentes envolvendo o produto. Em caso de acidentes, ligue para os bombeiros no número 193.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria