Diário da Serra
Diário da Serra

MASCULINIDADE TÓXICA

Euller Sacramento 01/04/2020 Artigos

HOMEM NÃO CHORA. O homem não pode demonstrar sentimento, sob a ameaça oculta de manchar sua reputação

MASCULINIDADE TÓXICA

Dias atrás em minha cidade, estava no bosque municipal com minha filha aproveitando o momento juntos e não pude deixar de observar um pai brincando com seu filho (5 anos). O menino acabou caindo, foi um tombo simples, porém o menino chorou (susto ou dor, não sei). O pai indignado ao ver seu filho no chão igual estátua (chorando) esperando para ser levantado diz:


– levanta menino, foi só um tombinho. Já falei que você é homem e HOMEM NÃO CHORA, você é forte, engole o choro e levanta logo, vamos. Você já viu o papai chorando?


– Nãaaaaaao (responde chorando)


– Então, larga de frescura, foi só um tombinho.


Quando o menino ainda estava lá, igual estátua no meio da areia chorando, eis que passa uma senhora, levanta-o, faz um carinho e diz:
– Não foi nada, foi só um susto.


HOMEM NÃO CHORA.


O homem não pode demonstrar sentimento, sob a ameaça oculta de manchar sua reputação de “Macho, bruto, aroeira...” Essa é uma visão construída a décadas pela sociedade patriarcal e que hoje é chamada de MASCULINIDADE TÓXICA e sem perceber acabamos transmitindo isso aos nossos filhos que se tornarão homens adultos e extremamente machistas.


Tenho atendido meninos (5-8 anos) que acreditam que suas mães sofreram violência doméstica, pelo simples fato de terem irritado seus pais e por isso mereceram ser agredidas, simples assim. Atendo crianças que acreditam com todas as suas forças que não podem ficar tristes, pois nunca viram seus pais (homens) tristes e quando choram, são repreendidos pelo simples fato de chorar, o Pai, muitas vezes sem querer saber o motivo do choro, os repreendem.


HOMENS, crianças choram, isso mesmo. Choram pelo simples fato de estarem assustadas, com medo e não apenas quando sentem dores físicas. Choram porque estão carentes (ou são carentes), choram, pois sentem saudades, choram por querer VOCÊ por perto, choram por VOCÊ estar longe, choram para que VOCÊ vá busca-los na escola, choram porque quer passar um tempo a mais com VOCÊ. Choram porque VOCÊ se afastou, choram porque presenciou VOCÊ sendo agressivo com a mãe deles, enfim, as crianças choram por tudo, choram porque são frágeis SERES HUMANOS em desenvolvimento.


Às vezes chorar é a única forma do seu filho expressar seus sentimentos, pois, não encontram palavras para descrever emoções tão complexas. PAI, quando seu filho chorar, pergunte o que houve antes mesmo de repreendê-lo. Você pode se surpreender com a resposta.

 

Euller Sacramento, palestrante e psicólogo infantil na Imaginare clínica integrada



Diário da Serra

Notícias da editoria