Diário da Serra
Diário da Serra

Sete vereadores de Tangará da Serra trocam de partido

Fabíola Tormes / Redação DS 03/04/2020 Política

Todos aqueles que pretendem disputar as Eleições Municipais de 2020 têm até este sábado, 4 de abril, para se filiarem a algum partido político

Vereadores de Tangará

Sete dos 14 vereadores de Tangará da Serra migraram para novos partidos nos últimos dias. A mudança, confirmada pelos próprios parlamentares ao Diário da Serra, se deu em virtude da data-limite para filiação a um partido político. 


Isso porque todos aqueles que pretendem disputar as Eleições Municipais de 2020 têm até este sábado, 4 de abril, para se filiarem a algum partido político e alterar seus domicílios eleitorais para o lugar onde pretendem participar do pleito. Mesmo em meio às incertezas, o calendário eleitoral para este ano está mantido e todos aqueles que queiram concorrer a um cargo eletivo neste ano devem ficar atentos aos prazos, como a data-limite para filiação a um partido político. O prazo de seis meses antes das eleições é previsto na Lei das Eleições.


Assim, o quadro na Câmara Municipal de Tangará da Serra segue alterado, mas ainda com o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) com a maioria no parlamento – agora com cinco vereadores. Fazem parte da legenda os vereadores Professor Vagner Constantino, Fabão, Wilson Verta e Sandra Garcia, que, a partir de agora, passam a contar em suas fileiras com a vereadora Dona Neide. 


Quem segue também com representantes da Câmara, porém em menor número, é o Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Antes eram quatro vereadores e agora permanecem somente Zedeca e Niltinho do Lanche. Saíram Dona Neide para o PSDB e Rogério Silva, que agora é o representante do Democratas no Legislativo Municipal. 


Assim como o Democratas, que não tinha representatividade na Câmara, outros cinco partidos passaram a fazer parte do parlamento, através de seus vereadores – Partido Social Liberal (PSL), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido Verde (PV), Podemos e Republicanos10 – PRB.


Agora faz parte do PSL o presidente da Câmara, vereador Ronaldo Quintão; do PTB o Professor Sebastian Ramos; do PV o vereador Romer Japonês; o Podemos com Carlinhos da Esmeralda; e o Republicanos 10 com Claudinho Frare. Perderam representatividade o PP, PSB e PSC.


E, por fim, o Partido Social Democrático (PSD) segue agora com único representante, o vereador Hélio da Nazaré. 


Registro em Cartório Eleitoral 


Para auxiliar os pré-candidatos que ainda precisam regularizar suas situações partidárias ou que precisam mudar o domicílio eleitoral, tendo em vista que o expediente presencial está suspenso até 30 de abril, o Cartório da 19ª Zona Eleitoral em Tangará da Serra está realizando este serviço pelo e-mail. “(...) exclusivamente para aquelas pessoas que desejam, que são pré-candidatos e que não são eleitores de Tangará da Serra, que querem transferir seu título para Tangará (…) também aqueles pré-candidatos que não fizeram o cadastramento biométrico e estão com seus títulos cancelados”, explicou o chefe do Cartório Eleitoral de Tangará da Serra, Luiz Gustavo Romko, em recente entrevista. 


Para isso é preciso que o interessado baixe o formulário no site do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), preencha e assine. Após isso, envie o formulário ao e-mail zona19@tre-mt.jus.br, anexado também outros documentos necessários. “Esses documentos serão protocolados, para garantir que o pedido seja feito dentro do prazo e esses candidatos possam concorrer aqui em Tangará, nas eleições de outubro, se elas não forem adiadas pelo Congresso Nacional”.

Diário da Serra

Notícias da editoria