Diário da Serra
Diário da Serra

População de MT será obrigada a usar máscara de proteção a partir do dia 13, determina governo

G1MT 03/04/2020 Saúde

Mendes afirmou que será dado um prazo até o dia 12 de abril para que todas as empresas e estabelecimentos providenciem máscaras aos seus funcionários

Saúde

O governador Mauro Mendes lançou nesta sexta-feira, 3, a campanha "Eu cuido de você e você cuida de mim", determinando que toda a população do estado use máscaras de proteção contra a infecção pelo coronavírus, a partir do dia 13 de abril.


De acordo com o governador, essa é uma medida para tentar diminuir a disseminação do vírus, principalmente em cidades com transmissão local ou comunitária. Mato Grosso já tem 41 casos confirmados de Covid-19, entre eles está a primeira morte pela doença, que foi registrada em Lucas do Rio Verde.


O decreto que institui o novo programa de prevenção determina que empresas públicas e privadas têm até o dia 12 de abril para fazer as orientações a seus colaboradores e clientes sobre o uso das máscaras. A partir do dia 13 de abril, fica estabelecido em todo o território mato-grossense o uso obrigatório das máscaras de proteção, mesmo que elas sejam artesanais.


Mendes afirmou que a data será o prazo para que todas as empresas e estabelecimentos que continuarem em funcionamento durante a pandemia providenciem máscaras aos seus funcionários.
O governo publicou nas redes sociais um vídeo mostrando como as máscaras artesanais podem ser feitas. Elas podem ser lavadas e reutilizadas.


Mauro Mendes ressalta que as orientações do governo ainda são as mesmas, apesar do novo decreto do governo, aprovado no dia 26 de março, liberar o funcionamento do comércio desde que sejam seguidas as normas de prevenção. "Nós reconhecemos a potência letal dessa desse vírus. Emitimos no início dessa semana um decreto que suspende os demais decretos. Mas a orientação continua: aqueles que puderem, devem ficar em casa. Grupos de risco devem ficar em casa. As aglomerações continuam proibidas'', explica.


O governador explica que nesse momento, cabe às prefeituras emitirem decretos sobre as medidas de cada cidade. "O que nós fizemos foi um decreto com as regras técnicas que devem ser seguidas para o isolamento de cada cidade. Isso vai depender da situação, do número de casos e qual o tipo de transmissão há em cada município", conclui.

 

Mais

O uso de máscaras é um poderoso instrumento para frear a proliferação do covid-19. De acordo com especialistas em saúde pública, a máscara impede que as gotículas de saliva de um portador do vírus sejam expelidas no ambiente e, consequentemente, evita que outras pessoas entrem em contato com a superfície contaminada.


Um exemplo prático é o balcão de uma loja, de um escritório, ou até de uma mesa. Sem a máscara, uma pessoa contaminada, ao falar, expele gotículas de saliva que ficam sob essa superfície. Outra pessoa, ao tocar nessa superfície e depois levar a mão aos olhos, nariz ou boca, acaba sendo contaminada.


Já com o uso da máscara, as gotículas de saliva são bloqueadas pelo tecido e, assim, toda a cadeia de transmissão do vírus é interrompida já no início.


De acordo com o médico Dr. Abdon Karhawi, que é especialista em infectologia e professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), as máscaras artesanais – feitas de pano, algodão e tecidos similares - são instrumentos eficazes para conter o avanço da doença. “A máscara pode ser de pano, ser feita em casa. Importante que tenha duas camadas de tecido, ou que seja com um tecido mais grosso. Essa máscara é reutilizável, então quando ficar úmida, você pode lavar e usar de novo. É importante ter umas três máscaras por pessoa, para poder fazer esse revezamento", pontuou.


O especialista explicou que, além do Brasil, vários países do mundo têm recomendado e adotado o uso de máscaras como forma de prevenção.  “É importante sempre usar a máscara ao sair de casa, quando tiver que ir no mercado, na farmácia. Essa máscara vai bloquear a saída das gotículas, ao falar, na tosse, no espirro, o que diminui o contágio. Quando você está com a máscara, você protege a outra pessoa. E a outra pessoa, estando com a máscara, protege você".

Diário da Serra

Notícias da editoria