Diário da Serra
Diário da Serra

Tangará da Serra: Mercado Público do Centro ‘estreia’ com presença tímida de consumidores

Sergio Roberto / Enfoque Business 06/04/2020 Geral

A presença de público foi pequena, mas já suficiente para o retomada do ânimo entre os feirantes

Geral

Hoje foi o primeiro dia de funcionamento dos mercados públicos em Tangará da Serra. O novo formato tem motivação nas medidas de prevenção da pandemia do coronavírus e é resultado de decreto municipal que converteu as atuais feiras livres do município (Centro, Cidade Alta e Vila Esmeralda) em Mercados Públicos Municipais.


A presença de público foi pequena, mas já suficiente para o retomada do ânimo entre os feirantes. “Veio pouca gente, mas (o mercado público) é novidade e devagar vamos voltando ao que era antes”, disse uma produtora, enquanto atendia um comprador de temperos. “Tá fraco (o movimento), mas isso vai passar”, disse outro feirante.


Dinâmica


A criação dos Mercados Públicos do Centro, da Cidade Alta e da Grande Esmeralda foi anunciada no último sábado pelo prefeito Fábio Martins Junqueira, com funcionamento nos locais de costume às segundas, quartas e sextas, durante o dia inteiro na unidade do Centro, com revezamento entre os produtores conforme organização da Associação dos Feirantes.


Funcionarão somente aos sábados os mercados da Grande Esmeralda (07 às 12hs) e da Cidade Alta (12 às 18hs). A feira de domingo, no Centro, deixará de ser realizada, ao menos por enquanto.
Serão permitidos somente comercialização de produtos hortifrutigranjeiros e alimentos produzidos (salgados, pamonhas, tapiocas, queijos e embutidos, etc.) não sendo permitido consumo no local.
Também fica vedada a comercialização de produtos de artesanato e importados, pelo menos enquanto durar a pandemia do coronavírus.


Os três mercados públicos também terão uma única entrada e uma única saída, com controle pela Associação dos Feirantes, para evitar aglomerações.

Diário da Serra

Notícias da editoria