Diário da Serra
Diário da Serra

Prefeituras de Sinop e Primavera do Leste autorizam funcionamento do comércio, mas seguindo restrições

Redação DS / Meridional FM / G1 07/04/2020 Geral

Agora, mais estabelecimentos retornaram as atividades nas cidades, entre eles academias, restaurantes, bares

Geral

A prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PL), editou novo decreto municipal que começou a valer a partir desta segunda-feira, 6, com mudanças no comércio e outros setores.


Entre as principais mudanças estão:

 

  • Fica até o dia 30 de abril a suspensão das escolas no município
  • Nesta segunda-feira, começa a distribuição de 1,5 mil kits de merenda para estudantes do Bolsa Família
  • Fica mantida a suspensão ao público na administração pública até dia 30 de abril, excedo a Secretaria da Saúde
  • Os servidores da prefeitura do grupos de risco ficam dispensados do trabalho
  • O comércio ficará aberto, mas haverá a fiscalização seguindo normas de segurança e saúde
  • Uso obrigatório das máscaras e álcool em gel pra todas as empresas do município.
  • Academias, feiras, missas podem funcionar
  • Restaurantes e bares podem funcionar, mas só com 50% da capacidade.

 

Assim como em Sinop, em Primavera do Leste um novo decreto começou a valer nesta segunda. Agora, mais estabelecimentos retornaram as atividades na cidade, entre eles academias, restaurantes, bares e a rodoviária.


Os estabelecimentos, no entanto, só podem operar com até 50% da capacidade, mantendo os alunos distantes uns dos outros. A orientação no decreto é que não seja feito o revezamento de aparelhos e que a limpeza com álcool 70% seja feita sempre que um usuário terminar de usar um equipamento e antes que outra pessoa tenha contato com esse aparelho.


As lanchonetes e restaurantes já podem operar com atendimento no local, desde que os clientes fiquem distantes uns dos outros. As mesas e cadeiras em salões de atendimento devem ficar com dois metros de distância entre uma e outra.


A Polícia Militar está monitorando esses estabelecimentos, principalmente durante a noite. Pelo menos dois empresários já foram levados pra delegacia para prestar esclarecimentos depois de descumprirem essa orientação do decreto.


Outra mudança importante é a abertura da rodoviária, depois de uma semana fechada. Agora será reaberta, com controle do fluxo de pessoas no salão de espera.


Em Primavera, porém, continuam suspensas as missas, o atendimento presencial nos bancos e a abertura de boates e casas de festa.


As aulas nas escolas municipais que deveriam retornar nesta segunda tiveram a suspensão prorrogada até o dia 30 de abril, seguindo o decreto estadual.

Diário da Serra

Notícias da editoria