Diário da Serra
Diário da Serra

Empresários questionam informações prestadas pelo Executivo à Justiça: “Ele mentiu para juíza ou para população?”

Redação DS 07/04/2020 Geral

A magistrada pediu informações relacionadas ao número de leitos com respiradores e de Unidade de Terapia Intensiva

Geral

“O município possui, hoje, apenas 08 leitos montados e operantes com suporte respiratório, exclusivamente destinado aos moradores de Tangará da Serra e que venham a precisar da saúde pública para enfrentar a Covid-19”. Isso foi, em resumo, o que respondeu o prefeito de Tangará da Serra, Fábio Martins Junqueira (MDB), a juíza Edna Ederli Coutinho, que solicitou manifestação da prefeitura na ação movida pela Associação Comercial e Empresarial de Tangará da Serra (Acits) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Tangará da Serra.


A magistrada pediu informações relacionadas ao número de leitos com respiradores e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis para atendimento aos casos mais graves, e “demais justificativas pertinentes que ensejam a proibição de abertura do comércio até dia 20/04/2020, anexando parecer do Comitê Intermunicipal para o Combate ao Covid-19”.


“Informamos a Vossa Senhoria que, até então, o Município não dispunha de leitos de UTIs próprios, sendo que existem 21 leitos de UTIs dispostos no Município pelo SUS (...) Vale ressaltar que esses 21 leitos de UTI mencionados são publicizados e custeados pelo Estado de Mato Grosso, ao passo que a concorrência pelas vagas se dá mediante regulação estadual (...) portanto, não o Município não pode contar com os referidos leitos, visto que eles são destinados ao atendimento da região inteira”, completou o Chefe do Executiva, à justiça.


Porém, a informação está sendo questionada pelos empresários locais, que rebateram com outras informações prestadas pelo próprio chefe do Executivo à imprensa e à população. “Quando perguntado por uma pessoa de Tangará quantos leitos de UTI temos para atender o povo de Tangará da Serra?, o próprio prefeito respondeu no Facebook: 'Temos em Tangará da Serra entre os leitos de UTI publicizados em hospitais privados e os leitos de UTI no hospital municipal cerca de 46'. Então, ou ele mentiu para juíza ou para população?”, reclamam os empresários.


Além disso, eles lembram que em informações prestadas à imprensa, enaltecendo a saúde de Tangará da Serra, Junqueira afirmou que Complexo Hospitalar Municipal (CHM) de Tangará da Serra receberia 17 leitos de UTI para internação de pacientes acometidos pelo COVID-19 (coronavírus). “Segundo Junqueira, serão 13 unidades de tratamento intensivo instaladas na ala própria para este fim, no CHM, e outros quatro leitos exclusivos para crianças acometidas pelo coronavírus na ala correspondente ao centro cirúrgico”, mostram trecho de entrevista, novamente questionando o porque de não repassar essas informações à justiça. 

Diário da Serra

Notícias da editoria