Diário da Serra
Diário da Serra

Aneel autoriza reajuste na tarifa de energia em Mato Grosso a partir de 1º de julho

Assessoria / G1MT 08/04/2020 Geral

A tarifa será reajustada em 2,47%.

Geral

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nesta terça-feira, 7, o reajuste na tarifa de energia no estado a partir de 1º de julho deste ano. A previsão era reajustar a partir desta quarta-feira, 8, mas a data foi adiada por causa da pandemia de Covid-19.


A tarifa será reajustada em 2,47%.
 

De acordo com a Energisa, a concessionária de energia, o reajuste tarifário é regulado pela Aneel e está previsto no contrato de concessão da empresa.


A concessionária afirma que os contratos trazem a metodologia de cálculo dos reajustes. Pela norma, o valor da tarifa poderá ser reajustado anualmente – o chamado Reajuste Tarifário Anual – e a cada cinco anos, no processo de Revisão Tarifária Periódica.
 

Conforme a concessionária, o reajuste está diretamente relacionado com o indicador inflacionário usado no contrato de concessão da empresa, o chamado IGPM, cuja média ao longo de 2019 foi de 6,8%.
 

A tarifa de energia elétrica é composta por custos da distribuição e os custos de transmissão e geração de energia, além de encargos e impostos.
 

A parte que cabe à distribuidora de energia representa apenas 25,67% da composição da tarifa. É por meio dessa parcela que a Energisa Mato Grosso distribui energia a todos os clientes, paga funcionários, fornecedores e prestadores de serviço, mantém e amplia a rede e os sistemas elétricos, além de investir na modernização e melhoria crescente da qualidade dos serviços prestados.

Diário da Serra

Notícias da editoria