Diário da Serra
Diário da Serra

Vereadora quer que recém-nascidos recebam a vacina BCG antes da alta

Fabíola Tormes / Redação DS 27/04/2020 Saúde

Indicação foi encaminhada pela vereadora ao Deputado Faissal Calil

A vacina BCG é a primeira vacina e muito importante

A aplicação da vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin) na própria maternidade, antes mesmo do recém-nascido receber alta, começou a ser implementada em diferentes estados do país. Em Mato Grosso, atualmente, as crianças recebem a imunização nas unidades básicas de saúde, em dias pré-determinados.


Pensando nos benefícios dessa vacina à criança, a vereadora Sandra Garcia (PSDB) busca a aplicação da mesma ainda no hospital, antes mesmo do recém-nascido receber alta. A indicação para implantação da medida no Estado de Mato Grosso, beneficiando as famílias de Tangará da Serra, foi encaminhada pela vereadora ao Deputado Faissal Calil, para que solicite junto ao setor competente do Estado a obrigatoriedade da aplicação de vacina BCG em recém-nascidos, antes da alta médica, em todos os Hospitais do Estado.


“A vacina BCG surgiu com o objetivo de imunização contra  a tuberculose. Contudo, segundo evidências acumuladas na última década, a vacina teria apresentado efeitos benéficos inespecíficos, ou seja, oferecido proteção contra outras doenças além daquela para qual foi criada, reduzindo doenças virais, infecções respiratórias e sepse”, justifica a vereadora, ao destacar a importância da vacina.


“Nós entendemos que esta matéria é de real interesse público e de premente necessidade, porque no nosso município o bebê nasce, recebe alta e só depois a mãe vai levar na Clínica da Família para tomar a BCG e tem mães, e acredito eu que não são poucas, que não levam o filho tomar a BCG”, completa, pedindo que a aplicação se torne obrigatória. “(...) é de suma importância sua aplicação. Ela é a primeira vacina e muito importante e por isso a necessidade de estarmos imunizando as nossas crianças ainda no hospital, antes da alta”.



Diário da Serra

Notícias da editoria