Diário da Serra
Diário da Serra

Saúde confirma mais dois casos de Coronavírus em Tangará; ambos estão curados

Fabíola Tormes / Redação DS 29/04/2020 Saúde

São 21 dias desde da última confirmação. O primeiro caso foi confirmado no dia 1º de abril. Já o último no dia 8 deste mês

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra, através do Comitê Interinstitucional de Prevenção e Monitoramento ao Coronavírus, divulgou nesta quarta-feira, 29, um novo Boletim Covid-19, com a confirmação de  mais dois casos de Coronavírus no Município. 


São 21 dias desde da última confirmação. O primeiro caso foi confirmado no dia 1º de abril. Já o último no dia 8 deste mês. “Saímos de cinco confirmados, para sete confirmados. Só que, esses casos confirmados eram de exames que estávamos aguardando resultado há vários dias e que chegaram apenas agora. Porém, como eles estavam sendo monitorados e acompanhados desde o dia em que se colheu os exames e encaminhou ao Lacen [Laboratório Central do Estado], esses dois casos o próprio Lacen, a própria Secretaria de Estado de Saúde já reconheceu a recuperação, porque ficaram em isolamento domiciliar mais de 14 dias e evoluíram para cura”, informou o prefeito Fábio Martins Junqueira.


O documento desta quarta-feira traz também informações relacionadas a novos casos suspeitos e resultado de exames descartando a doença. “De ontem para hoje aumentamos oito novos suspeitos: de 146 notificados desde o começo, passamos a 154 pessoas que foram notificados porque apresentaram alguma sintomatologia e foram colhidos os exames e enviados ao Lacen-MT. Aumentaram, então, oito suspeitos”, completou o prefeito. “Porém, recebemos sete resultados do Lacen, sendo mais dois confirmados e cinco negativos”.


Assim, Tangará segue com 154 casos notificados, sete confirmados, 129 descartados e 18 investigados, aguardando resultado de exame feito pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/MT). “Esses dados são extremamente positivos para as medidas que temos adotado (…) que evoluíram para um controle, para evitar a disseminação”, comemora Junqueira, ao pedir, porém, a colaboração da sociedade. “(...) a gente tem evoluído agora para a abertura das atividades econômicas, mas uma abertura que não implica em relaxamento. Reabrir com cuidados sanitários é diferente de relaxamento das medidas sanitárias. Por isso precisamos que a sociedade contribua. Aproveitamos mais uma vez para pedir a sociedade, a comunidade, a nossa população, que contribua, diminuindo a mobilidade urbana (…) Se você não está trabalhando, não precisa fazer uma compra essencial, não tem que ir em busca do socorro médico ou de um serviço público essencial, não saia. Fique em casa. Se tiver que sair, saia cumprindo as medidas, ou seja, uso de máscaras, distanciamento individual, usando álcool em gel ou sabão e água, mas adote todas as medidas. Elas são necessárias”.


E completa. “Todos temos tomados medidas, mas sem a população assumir esses cuidados e passar a cuidar de si e dos seus familiares, a gente pode continuar tendo evolução de casos e ter problemas, e não desejamos. Conto com você, cidadão consciente de Tangará da Serra. Ajude-nos”.

Diário da Serra

Notícias da editoria