Diário da Serra
Diário da Serra

Fora do ar há 3 dias: Hacker americano derruba sistema e cobra milhões da Energisa

Repórter MT 02/05/2020 Geral

Os funcionários estariam sem acesso a informações básicas dos clientes, como histórico, pagamentos realizados, entre outros

Geral

O sistema do Grupo Energisa está fora do ar, devido há alguns problemas técnicos, desde a última quarta-feira, 29, e o problema afeta todos os Estados, inclusive Mato Grosso, que possuem distribuição elétrica pela Energisa.


A empresa confirmou que um hacker americano (ladrão de dados) tirou o sistema do ar. Informaçãoes extraoficiais são de que ele cobra milhões para devolver o banco de dados da empresa.


Os funcionários estariam sem acesso a informações básicas dos clientes, como histórico, pagamentos realizados, entre outros.


A Energisa comunicou as autoridades e trabalha com especialistas de segurança em informação para resolver o problema. O fornecimento de energia não foi afetado e segue preservado.


O Grupo Energisa confirma que sofreu um ataque cibernético na madrugada do dia 29 de abril. A empresa comunicou as autoridades e está trabalhando com especialistas em segurança da informação na resolução do caso. Os sistemas de operações não foram atingidos, o fornecimento de energia está preservado. Por medida de segurança, alguns sistemas foram desligados, o app Energisa on e o site seguem indisponíveis. A empresa está trabalhando ininterruptamente e espera voltar a normalidade o mais rápido possível. A empresa acionou um plano de contingência para preservar o atendimento de solicitações emergenciais através do call center (0800) e da Gisa, nossa atendente virtual no WhatsApp.

 

Diário da Serra

Notícias da editoria