Diário da Serra
Diário da Serra

Corpo de Bombeiros entrega 2 mil máscaras de tecido aos moradores de Tangará da Serra

Redação DS 02/05/2020 Polícia
Polícia

O Governo do Estado entregou na última quinta-feira, 30 de abril, cerca de 28 mil máscaras em 17 municípios onde foram diagnosticados casos do novo coronavírus. A ação ocorreu simultaneamente em locais de grande circulação, como forma de incentivar o uso do equipamento na prevenção da Covid-19 e faz parte da campanha “Eu cuido de você, você cuida de mim”.


A ação priorizou cidades em que há casos confirmados da doença e é coordenada pela Secretaria de Planejamento e Gestão em parceria com o Corpo de Bombeiros. Além das máscaras, foram entregues panfletos com dicas de utilização e higienização à população, visando a prevenção da propagação do vírus. A previsão é distribuir 150 mil máscaras artesanais durante a campanha.


Em Tangará da Serra 2 mil máscaras de proteção caseiras foram  distribuídas em locais de grande circulação. As máscaras foram entregues pela 3ª Companhia Independente de Bombeiros Militar em frente a Agência da Caixa Econômica Federal, na Avenida Tancredo Neves, Casa Lotérica na Avenida Brasil, Casa Lotérica da Rua 26, semáforo da Avenida Brasil com a rua Sebastião Barreto e no Jardim San Diego (aos moradores carentes). 


“Máscaras essas que devem ser utilizadas para a proteção da população. Elas podem e devem ser reutilizadas”, afirma o Tenente do Corpo de Bombeiros de Tangará, Jamil Nobres da Silva, ao explicar que para a reutilização as máscaras devem ser lavadas, com frequência. “Importante salientar que essas máscaras devem ser lavadas após um período de três horas de uso, pois as gotículas da saliva vão permanecendo ali, então, a partir desse momento não tem mais a eficácia na proteção. Então, com três horas devem ser substituídas (…) Essa é uma forma de incentivar a população ao uso da máscara, pois, logo utilizando a máscara, eu cuido de você, você cuida de mim”.


Obrigatório – Vale lembrar que a partir da próxima terça-feira, 5, o uso de máscaras, mesmo que artesanais, passa a ser obrigatório dentro do território mato-grossense e o estabelecimento comercial que permitir a entrada de clientes sem o equipamento poderá ser multado em R$ 80 reais por pessoa.


De acordo com a tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Sheila Sebalhos, a intenção do Governo não é multar, mas sim conscientizar a população de que o uso da máscara é umas das melhores maneiras de prevenir a propagação do vírus. “Estamos desde o início de abril indo às ruas, conversando com a população e orientando sobre a importância do uso da máscara na prevenção da doença. E a partir da próxima semana a fiscalização começará a ser feita”.



Diário da Serra

Notícias da editoria