Diário da Serra
Diário da Serra

Tangaraense cria mecanismo para retirar álcool em gel sem usar as mãos e evitar contágio

Alexandre Rolim / Tangará em Foco 07/05/2020 Geral

A ideia é evitar a disseminação do novo coronavírus em locais públicos e estabelecimentos comerciais onde as pessoas compartilham do mesmo frasco do produto

Geral

O servidor público de Tangará da Serra, Roberto Hiroshi Kadoca, criou um mecanismo que permite retirar o álcool em gel do frasco sem precisar usar as mãos. Basta acionar um dispositivo com os pés que parte superior do recipiente com álcool é ativada, liberando o produto.


A ideia é evitar a disseminação do novo coronavírus em locais públicos e estabelecimentos comerciais onde as pessoas compartilham do mesmo frasco do produto.


O projeto está sendo usado no setor comercial da Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), empresa responsável pelos serviços de saneamento, água e esgoto e da distribuição de água na cidade.


A virologista Ana Cláudia Pereira Terças Trettel afirmou que o uso do álcool é fundamental, mas que a limpeza do frasco também deve ser, principalmente se for um frasco comunitário. “Outras pessoas podem colocar a mão nessa região do borrifador. Quando eu coloco a mão na parte superior do frasco, vou apertar o álcool em gel nas minhas mãos, depois eu vou higienizar. A ideia seria, se eu estiver em um local de uso comunitário, que esse frasco, esse recipiente fosse higienizado por fora também, de preferência com álcool”, disse a virologista.


José Henrique Kautzmann, servidor do Samae, onde foi implementado o projeto, disse quem tem percebido que as pessoas gostaram da iniciativa e que alguns empresários pretendem aplicá-la nos seus comércios.


Para fazer o dispensador de álcool em gel, foram usados apenas canos em PVC, o que torna o equipamento barato e acessível. (Com informações do G1 MT)



Diário da Serra

Notícias da editoria