Diário da Serra

Nova Olímpia promove ações contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Assessoria 09/05/2020 Geral

Ações ações iniciaram na quinta-feira, 7 e seguem até o dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Geral

Visando prevenir e enfrentar o problema da violência e abuso sexual praticados contra crianças e adolescentes no município de Nova Olímpia, a prefeitura através da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com Conselho Tutelar, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de assistência Social (Cras) realizam no período de 7 a 18 de Maio, ações contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.


“Estamos realizando essas ações para chamar atenção de toda sociedade novaolimpiense. O abuso e exploração sexual existe em nosso município e não podemos fechar os olhos para estes acontecimentos. Qualquer ato suspeito denuncie. A gestão Municipal Nossa bandeira é trabalho, preza pelas a crianças e adolescentes”, alertam os responsáveis, ao destacar que o objetivo é conscientizar as crianças e adolescentes sobre a importância da prevenção e chamar a atenção da sociedade em geral para o enfrentamento da violência contra menores.


Neste ano, em razão da pandemia, a campanha será realizada através dos meios de comunicação e redes sociais, assim como ações pontuais nos comércios. 


Para o dia 11 está marcado o lançamento do vídeo informativo sobre o dia 18 de maio e ao Combate ao abuso e exploração sexual de Crianças e Adolescentes e distribuição de cartazes nos comércios e instituições; dia 13 a inserção e veiculação de frases alusiva ao dia 18 de Maio; dia 14 a distribuição de cartazes nos comércios e instituições; e entre os dias 15 a18 a distribuição de folders nos comércios local.


Fique atentos aos principais sinais que uma criança apresenta após sofrer abuso sexual:

 

  • Choro sem motivo aparente;
  • Dificuldade de alimentação;
  • Não gosta mais de brincar;
  • Problemas de saúde sem causa aparente;
  • Isolamento.


VAMOS FAZER BONITO JUNTOS?
 

A Campanha Faça Bonito é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.


A Campanha ‘Faça Bonito’ nasceu alusiva ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
 

Para além da data, a campanha com os dizeres ‘Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes’ é permanente e realizada o ano todo por meio da conscientização no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.
 

A proposta da campanha é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
 

Então perguntamos: como podemos fazer para o 18 de Maio ser maior que um dia, maior que um mês? Como podemos além da data, destacar as graves violações de direitos de crianças e adolescentes e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes? É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual. E nós estamos dispostos a debater e conversar sobre isso. Esperamos que você também esteja!

Notícias da editoria