Diário da Serra
Diário da Serra

Justiça Eleitoral realiza cerca de 300 atendimentos digitais em Tangará

Fabíola Tormes / Redação DS 10/05/2020 Política

No Estado 16.231 pessoas fizeram uso de plataformas digitais

Política

Em Mato Grosso, 16.231 pessoas fizeram uso de plataformas digitais para solicitarem à Justiça Eleitoral serviços de alistamento (primeiro título), transferência de domicílio eleitoral, revisão ou regularização da inscrição eleitoral. A prestação de serviços na modalidade 100% digital é inédita e sua utilização iniciou-se em 19 de março como forma de prevenção e combate ao Covid-19.


De 19 de março a 19 de abril, as solicitações ocorreram por meio de preenchimento de requerimentos de atendimento ao eleitor e o seu envio, com os documentos necessários, ao e-mail ou à conta comercial dos cartórios eleitorais. À partir do dia 20 de abril adotou-se o formulário de Pré-atendimento eleitoral – Título Net.
 

No Cartório da 19ª Zona Eleitoral de Tangará da Serra os atendimentos digitais também foram realizados, ocasião em que foram registrados menos de 300 pedidos durante este período, número considerado baixo pelo chefe do Cartório Eleitoral, Luis Gustavo Romko. “Atendemos aproximadamente 300 pessoas. No último dia, na quarta-feira, foram 70 pedidos. (…) Foi baixa adesão, em comparação ao fechamento de cadastro em anos normais em que nos últimos sete dias atenderíamos três mil pessoas, sendo 700, 800 somente no último dia (…) e agora atendemos nem 300 neste último fechamento de cadastro”. 
 

Para Romko, uma mudança que foi sentida por algumas pessoas, especialmente àquelas com dificuldades de acesso a tecnologia, mas satisfatória e necessária neste período. “E acredito que vários atendimentos da justiça eleitoral, daqui para frente, vão passar a ser pela internet”.
 

Vale ressaltar que quando o atendimento presencial for retomado, os eleitores que precisariam ter feito a coleta biométrica em situação normal serão convocados a comparecer no cartório eleitoral para o cadastramento biométrico. Quem não atender a essa convocação terá a inscrição eleitoral cancelada ou indeferida, mesmo que o requerimento digital tenha sido regularmente processado. (Com informações da Assessoria TRE-MT)

Diário da Serra

Notícias da editoria