Diário da Serra
Diário da Serra

Vereador requer informações sobre funcionamento de UTIs de Tangará

Redação DS 28/05/2020 Saúde

Pedido foi feito após denúncias de que as unidades ainda não estão em pleno funcionamento

Saúde

O presidente da Comissão de Saúde, Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos da Câmara Municipal de Tangará da Serra, vereador Wilson Verta (PSDB), protocolou na tarde desta quinta-feira, 28, ofício requerendo informações do Executivo Municipal quanto ao funcionamento das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) disponíveis para atendimento exclusivo de pacientes acometidos pelo novo coronavírus (Covid-19) no Hospital Municipal Arlete Daisy Cichetti de Brito.


O ofício nº 15, direcionado ao secretário Municipal de Saúde, Sérgio Schefer, foi feito após denúncias de várias pessoas e, inclusive, profissionais da área da saúde, afirmando que as referidas unidades não estão em utilização. “As UTIS do Hospital Municipal que deveriam estar prontas para receber pacientes com Covid-19 não estão aptas para uso, faltando equipamentos”, destaca o vereador, em documento, ressaltando que, diante desse problema, recebeu informações que pacientes com Covid-19 em estado grave foram encaminhados para UTIs de outros municípios. 
 

Diante dessas denúncias, o vereador solicitou informações ao Município para saber se as UTIs do Hospital Municipal de Tangará da Serra estão aptas para receber pacientes e se existe equipe intensivista para o atendimento. 
 

Além disso, solicitou informações para saber se realmente os pacientes foram encaminhados a outros municípios e, em caso positivo, por qual motivo.
 

Para finalizar, busca explicações referentes ao motivo pelo qual não foi efetuado o Processo Seletivo para contratação de profissionais da saúde que irão compor a UTI no Hospital Municipal.
 

Outro lado 
 

Sobre o funcionamento das UTIs no Hospital Municipal em Tangará da Serra e a transferência de pacientes para UTIs de outros municípios, procuramos o secretário de Saúde Sérgio Schefer e a Assessoria de Imprensa do município, ainda na quarta-feira, 27 e novamente nesta quinta-feira, 28, porém não obtivemos respostas. 
 

Boletim de Tangará
 

Tangará da Serra tem 617 notificações, 97 confirmações, 390 descartados e 130 em investigação, aguardando resultado do exame.
 

Tem ainda oito pacientes internados, sendo seis em enfermaria e dois na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sem informar, porém, se estão internador em Tangará ou outro município. 
 

Do total de casos internados, vale ressaltar que três casos ainda são considerados suspeitos e cinco confirmados. 

Diário da Serra

Notícias da editoria