Diário da Serra
Diário da Serra

Município recebe relatório final do Plano Municipal de Saneamento

Assessoria 29/05/2020 Geral

A audiência pública foi a finalização do trabalho iniciado ano passado. O processo incluiu oito fases

Geral

O texto final do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Tangará da Serra foi entregue nesta quinta-feira, 28, pela equipe responsável pela elaboração do trabalho durante audiência pública realizada no Centro Cultural. A audiência foi transmitida pelas redes sociais através de live promovida pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae).


O trabalho, que representa o planejamento do município na área de saneamento básico para os próximos 20 anos, foi realizado por iniciativa do próprio Samae, através de equipe de especialistas contratada pela autarquia e composta pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Fundação Uniselva. O texto segue, agora, para apreciação pela Câmara Municipal para ser convertida em lei.
 

A audiência de entrega do relatório contou com apresentação do professor Aldecy de Almeida Santos, da Universidade Federal de Mato Grosso, que coordenou a equipe técnica. Ao final, ele entregou formalmente o relatório impresso ao diretor do Samae, Wesley Lopes Torres. “Vamos disponibilizar ao público este material em mídia eletrônica”, anunciou o diretor.
 

O prefeito Fábio Martins Junqueira e membros do Executivo marcaram presença, assim como os demais membros da equipe técnica.
 

A audiência pública foi a finalização do trabalho iniciado ano passado. O processo incluiu oito fases, iniciando pelo decreto para execução e seguindo por mobilização e comunicação social; diagnóstico do saneamento básico; prognóstico, objetivos e metas; programas, projetos e ações; monitoramento e avaliação; proposta de lei de aprovação e relatório final.
 

O Plano Municipal de Saneamento Básico estabelece diretrizes em quatro eixos: água, esgoto, resíduos sólidos e águas pluviais (drenagem). Cada uma destas áreas conta com suas prioridades imediatas e de curto, médio e longo prazos, representando, na prática, a política de saneamento básico do município.

Diário da Serra

Notícias da editoria