Diário da Serra
Diário da Serra

Período de vacinação encerra na próxima semana

Fabíola Tormes / Redação DS 04/06/2020 Rural

A comunicação ao Indea, porém, segue até 20 de junho

Animais devem ser vacinados até o dia 10

A vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso está caminhando para etapa final. Até a próxima quarta-feira, 10 de junho, cerca de 30 milhões de cabeças de gado devem ser imunizadas. A comunicação ao Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT) poderá ser feita até 20 de junho.


O alerta é do veterinário da unidade do Indea em Tangará da Serra, Fernando Righetto, ao reforçar a importância dos produtores de cumprirem as datas estabelecidas. “Estamos com índice ainda baixo de comunicação, em torno de 50%. Estamos tomando todas as medidas necessárias quanto a prevenção a Covid, porém o produtor também tem que nos ajudar. Ele tem que fazer essa comunicação o quanto antes (…) não deixe para a última hora. Evite filas e aglomerações. Não coloque sua saúde em risco”.


Além da comunicação presencial, o produtor pode também fazê-la de forma online. “O produtor preenche a ficha e encaminha para o e-mail da unidade (…) uma alternativa para o produtor”.


Nesta etapa, bois e búfalos de todas as idades devem tomar a dose da vacina. Aqueles que não vacinarem e/ou não comunicarem a vacinação, sofrerão penalidades desde multas e a de ordem administrativa.


Brucelose – Além da campanha de vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso, o Indea segue também com a etapa de vacinação contra a brucelose. “Faça a vacinação nas bezerras, de três a oito meses para evitar penalidades também”.


Neste caso a vacinação segue até o dia 30 de junho e até 2 de julho para comunicação. A vacina deve ser adquirida em revendas veterinárias, mediante a apresentação do receituário. Após a vacinação, também comunicar a imunização. (Com informações Gilvan Melo)

Diário da Serra

Notícias da editoria