Diário da Serra
Diário da Serra

RECOMENDAÇÕES – Estado cria sistema de classificação de grau de risco de Covid-19 para municípios

Lucas Rodrigues / Secom-MT 16/06/2020 Geral

Pela classificação será possível recomendar medidas mais adequadas

Tabela de classificação de risco

O Governo de Mato Grosso criou um sistema de classificação de risco que irá ajudar a prevenir e combater o coronavírus em todo o estado e também fazer as recomendações das medidas mais adequadas para cada um dos 141 municípios. A implantação do sistema foi publicada no Diário Oficia.


O sistema irá acompanhar, analisar e fazer a avaliação estratégica sobre a evolução do coronavírus em Mato Grosso, com base nos dados de crescimento da contaminação, na taxa de ocupação dos leitos clínicos e de UTIs para a doença na rede pública e também pelo número de casos ativos.


Com esses dados, a classificação de risco será determinada em quatro níveis, com uma cor para cada uma: baixo (verde), moderado (amarelo), alto (laranja) e muito alto (vermelha). “As diretrizes consignadas neste Decreto serão atualizadas periodicamente, sendo que a primeira revisão deverá ocorrer em até 15 dias a partir da sua publicação”, diz trecho do decreto.


Para cada um dos graus da classificação, o Governo faz recomendações das medidas restritivas mais adequadas a serem adotadas pelo município. “Tenho certeza que os prefeitos serão prudentes e irão adotar as medidas de acordo com o risco de cada município. Essa ferramenta vai ajudar a frear o avanço do coronavírus no estado, mas para isso é necessária a colaboração de todos os envolvidos, especialmente os prefeitos e a nossa população, que precisa seguir as medidas recomendadas”, afirmou o governador Mauro Mendes.


Aos municípios classificados como de risco muito alto, por exemplo, a recomendação vai desde a proibição de qualquer atividade de lazer ou evento que cause aglomeração até a quarentena coletiva obrigatória no território do Município, por períodos de 15 dias; o controle do perímetro da área de contenção, por barreiras sanitárias, para triagem da entrada e saída de pessoas; e a manutenção apenas de serviços públicos e atividades essenciais.

Diário da Serra

Notícias da editoria