Diário da Serra
Diário da Serra

RECRUDESCIMENTO – Município adota novas ações para frear avanço do coronavírus

Fabíola Tormes / Redação DS 16/06/2020 Geral

Entre as medidas está a suspensão do funcionamento de academias

Parques, praças e equipamentos públicos seguem fechados

Município adota novas ações para frear avanço do coronavírus

O Município de Tangará da Serra adotou novas medidas de combate à pandemia do coronavírus. As medidas estão contidas no Decreto nº 253 de 15 de junho, que altera as disposições do Decreto 169, publicado em 24 de abril, e entraram em vigor nesta segunda-feira, 15.


Assim, pelos próximos 15 dias, estão suspensas todas atividades que possam aglomerar pessoas, de qualquer natureza, público ou privado, destinados à população local, seja aberto ou fechado, independente do número de participantes.


Estão suspensos também a circulação e utilização por pessoas aos parques, praças e equipamentos públicos nelas instalados, ginásios poliesportivos, campos de futebol, quadras e outros, incluindo nesta lista o Estádio Municipal Porfirão, a Vila Olímpica Rei Pelé, o Módulo Esportivo, o Parque Municipal Ilto Ferreira Coutinho e os bosques localizados no Alto da Boa Vista, Parque do Bosque e Parque da Família.


Estão incluídos ainda na suspensão o funcionamento das atividades: Mototaxistas, atendimento ao público no Shopping Popular, bares, aulas coletivas desempenhadas por autoescolas, aulas e/ou cursos em ambiente coletivo, seja para treinamento profissionalizante, educacional, cultural e/ou ocupacional, clubes sociais e esportivos.


Além disso, revogou o funcionamento de academias e estúdios de treinamento físico, voltados para musculação, atividades aeróbicas e treino funcional, bem como atividades coletivas desenvolvidas em seus interiores.


Ainda como medida para conter o avanço do Coronavírus, o Município suspendeu os atendimentos presenciais ordinários no prédio da Prefeitura Municipal até o próximo dia 30 e passou a adotar novo horário de funcionamento do expediente, das 7h às 13h.


As atividades religiosas, realizadas com a participação coletiva e presencial de público também estão suspensas até 30 de junho.


FECHAMENTO DE ACADEMIAS – “Não houve um diálogo prévio”, reclamam empresários

 • Esses espaços ficarão fechados pelos próximos 15 dias

O Prefeito de Tangará da Serra, Fábio Junqueira, editou um novo decreto nesta semana, ampliando as medidas de combate ao Covid-19 até o dia 30 de junho.
No documento, entre outras medidas, ele revogou o funcionamento de academias e estúdios de treinamento físico, voltados para musculação, atividades aeróbicas e treino funcional, bem como atividades coletivas desenvolvidas em seus interiores.


A medida pegou o segmento de surpresa, pois, segundo eles, não houve um diálogo prévio com os responsáveis. “E, ainda, contradiz o que determina o Governo Federal que orienta que as academias e estúdios de ginástica são atividades essenciais bem como farmácias, hospitais, mercados, entre outros”, manifestaram-se os empresários do segmento, em nota conjunta emitida nesta terça-feira, 16.


“Para nossa reabertura, após mais de 30 dias que estivemos fechados no início da pandemia, foram realizadas várias adequações exigidas pelo município, elevando, dessa forma, os custos operacionais para o nosso funcionamento, onde os estabelecimentos tiveram que reduzir o número de clientes atendidos”, completam, ao lembrar que durante o período de funcionamento tiveram várias fiscalizações do órgão de vigilância sanitária do município, onde nenhuma irregularidade referente ao decreto foi comprovada em algum estabelecimento do segmento.


“Ressaltamos ainda que no período de funcionamento não foi notificado nenhum caso de colaboradores do segmento notificados. Dessa forma, nós do segmento de academias estamos desamparados, pois fizemos tudo para cumprir as normas estabelecidas, com aumento de custos e agora estamos com nossos rendimentos paralisados”.


E finalizam afirmando que a prática da atividade física aumenta a imunidade, “sendo assim uma forte arma de combate as doenças, entre elas, a Covid 19, dessa forma, vemos que nosso segmento é um aliado nesse momento”.



Diário da Serra

Notícias da editoria