Diário da Serra
Diário da Serra

Consepe aprova aulas à distância na UFMT

RD News 17/06/2020 Educação
Educação

Consepe, órgão colegiado que decide sobre ensino, pesquisa e extensão na UFMT, aprovou, no fim da tarde desta terça, 16, a flexibilização curricular, o popular ensino à distância, o EaD.


Após três reuniões, a medida foi aprovada em uma reunião que durou mais de 4h. Foram 27 votos favoráveis, 17 contrários e 04 abstenções. Uma comissão também foi formada para receber sugestões e acompanhar a implementação do EaD na UFMT. O Consepe volta a se reunir no dia 29 de junho.


No Facebook, a direção do Diretório Central do Estudantes (DCE) lamentou a aprovação. "Lamentamos que, após mais de 4 horas de reunião, intensa mobilização estudantil, conselheiros discentes e dos sindicatos dos trabalhadores da UFMT - onde  pontuamos todas as inconsistências da proposta de minuta sobre a flexibilização e a incapacidade deste modelo em suprir nossas necessidades -, ainda assim foi aprovado pela maioria do conselho", diz em pronunciamento.
 

Para o DCE, a aprovação ignora "argumentos concretos sobre efeitos negativos de tal medida". Eles vêem o EaD como um fator que compromete a qualidade do ensino. Também pontuam que muitos estudantes não possuem acesso à internet ou não terão qualidade suficiente da rede para acompanhar devidamente as aulas.
 

A Adufmat, sindicato que representa os professores da UFMT, ainda não se posicionou sobre a aprovação do ensino à distância. Mas, em reuniões anteriores, o órgão sindical também foi contra. Junto com o DCE, chegaram a lançar uma campanha contra o EaD.

Diário da Serra

Notícias da editoria