Diário da Serra
Diário da Serra

GRATUITO – Unemat promove curso ‘Desvendando a Ciência Política’ a partir de julho

Fabíola Tormes / Redação DS 22/06/2020 Educação

As inscrições estão abertas. Curso inicia dia 20 de julho, online

Curso será totalmente online

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) Carlos Alberto Reyes Maldonado, através do Grupo de Pesquisa: Constitucionalismo, Democracias e Políticas Públicas - CONDEPPU, da Unemat/CNPq e apoio da Fundação de Apoio ao Ensino Público de Mato Grosso (Faespe), promoverá a partir de julho o curso ‘Desvendando a Ciência Política’.


Os estudos iniciam dia 20 de julho, de forma online. “Desvendando a Ciência Política tem por objetivo central, de forma introdutória, apresentar e discutir a Política à luz das ferramentas utilizadas pelos cientistas políticos/politólogos para compreensão do universo político clássico e contemporâneo, bem como promover o debate qualificado de temas complexos, mas fundamentais para o fortalecimento da Democracia”, explica o líder do grupo de pesquisa, professor Doutor Raimundo França, que, ao lado dos pesquisadores do grupo, professor Doutor Oséias Neves e professor Doutor Rogério Makino serão os palestrantes.


O curso será oferecido no formato de módulos independentes, sendo que, cada módulo contará com a carga horária de 10 horas, cujas aulas serão ofertadas de forma interativa e/ou gravadas, por palestras, de debates, de seminário e de entrevistas com cientistas políticos brasileiros e/ou profissionais de áreas correlatas que tenham reconhecido trabalho na área de Ciência Política. “O cursista terá a oportunidade de ampliar, sobremaneira, seus conhecimentos sobre Cidadania, Democracia, Políticas Públicas, Constituição, Política comparada, Sistemas Políticos, Sistema Partidários entre outros”.  


A aplicação dos módulos ocorrerá entre os meses de julho e dezembro de 2020, sendo o primeiro ‘Filosofia Política e Ciência Política: influências dos clássicos da filosofia para a formação da Ciência Política: A questão republicana’ trabalhado nos meses de julho e agosto; ‘Ciência Política, objeto e métodos: fundamentos para análise de conjuntura’, em setembro e outubro; ‘Pensamento Político Brasileiro (PPB): trajetórias e impasses’ e ‘Sistemas Políticos: comparando virtudes e vícios’ em outubro e novembro e ‘A Constituição e Políticas Públicas no Brasil pós-1988: dilemas da eficácia e eficiência’ e ‘Democracia e Constitucionalismos: modelos de democracias e cartas constitucionais’ em novembro e dezembro.


Gratuito, a programação é voltada para estudantes, graduados, profissionais liberais, comunidade em geral. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo endereço https://eva.faespe.org.br/idescipol/
 

Diário da Serra

Notícias da editoria