Diário da Serra
Diário da Serra

O PROPÓSITO

Euller Sacramento 23/06/2020 Artigos

Se você não consegue encontrar PROPÓSITO no que faz, talvez seja a hora de repensar sua vida ou buscar ajuda profissional

Artigo 'O PROPÓSITO'

Na maioria das vezes que saio para trabalhar pela manhã, minha filha está dormindo. Porém, há dias que ela acorda mais cedo e quando percebe que vou sair pergunta:


— Papai, você vai trabalhar?
— Sim minha filha.
— Por que papai?
— Porque o papai precisa ajudar outras crianças. Você já ficou triste alguma vez?
— “Xim”.
— Então o papai precisa ajudar essas crianças que ficam tristes a ficarem felizes. O papai também ajuda os papais e mamães delas a ficarem felizes com elas.
Vocês já se deram conta de como ensinamos (e nem percebemos) nossos filhos que trabalho é ruim, que o foco é apenas trabalhar/empreender para ter dinheiro no final do mês, sem um PROPÓSITO que te motive, que lhe traga paz e bem-estar?


Passamos a vida sem um propósito claro e quando nossos filhos crescem falamos: filho faça o que te faz bem, o que te deixa feliz. Pior ainda, determinamos para eles quais serão as profissões a serem seguidas, pois, acreditamos que seguindo nosso “conselho” serão mais felizes.


As vezes projetamos nos filhos nossas frustrações e acreditamos que eles serão aquilo que não fomos, pois faltaram oportunidades. Hoje como você tem uma condição diferente (melhor), se sente na obrigação de “dar a oportunidade” que lhe faltou.


Para que trabalha? O resultado do seu trabalho agrega algo na sua vida? Já parou para pensar nisso? Você precisa ensinar ao seu filho o PROPÓSITO do seu trabalho/empreendimento. Se não sabe, então precisa encontrar qual o PROPÓSITO do dele na sua vida.


Se você não consegue encontrar PROPÓSITO no que faz, talvez seja a hora de repensar sua vida ou buscar ajuda profissional para compreender o que te leva a insistir em algo que não vê PROPÓSITO algum em sua vida.

 

Euller Sacramento é psicólogo infantil, especialista em (re)conectar pais e filhos emocionalmente. Atende na Imaginare Clínica Integrada em Tangará da Serra-MT e realiza atendimentos de adultos e adolescentes de forma online. Instagram: @eullersacramento



Diário da Serra

Notícias da editoria