Diário da Serra
Diário da Serra

Prefeito afirma que por enquanto não há motivo para lockdown em Tangará da Serra

Alexandre Rolim / Tangará em Foco 26/06/2020 Geral

Risco de contaminação pelo covid-19 em Tangará, segundo o prefeito, é baixo, ao contrário do que foi divulgado pelo estado, não havendo alerta para lockdown

Geral

“Entendemos que por enquanto não se aplica em Tangará da Serra a aplicação do Lockdown”, afirmou o prefeito de Tangará da Serra, Fábio Junqueira (MDB), em postagem feita na noite desta quinta-feira, 25, em seu perfil no Facebook, ao afirmar que existe uma diferença nos dados do covid-19 divulgados diariamente pela Secretaria de Saúde do Estado e os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde.


Ele explica que esse descompasso nas informações sobre pacientes com o vírus ativo e os curados, faz com que os dados estaduais sobre os casos em Tangará sejam superiores aos dados municipais, o que leva o Governo do Estado a colocar Tangará como uma das cidades com risco alto de contaminação e, portanto, com recomendação de lockdown.
 

Junqueira afirma que a Taxa de Crescimento de Contaminação do covid-19 em Tangará da Serra atualmente é de 43,64%, o que retira a cidade do grupo de municípios com risco alto de contaminação.
 

No post, ele afirma ainda que Tangará possui índice de ocupação de apenas 34% dos leitos de UTI públicos e privados em funcionamento para receber pacientes com covid-19. Segundo o prefeito, o índice é feito com base nos leitos cofinanciados pelo Estado e Município, que ainda não foram habilitados pelo Ministério da Saúde, e os leitos da UNIMED Vale do Sepotuba.
 

“O Enquadramento local na Tabela de Classificação de Alerta é, portanto, de risco baixo”, defendeu o prefeito, ao afirmar que as medidas restritivas de enfrentamento ao vírus, como o fechamento de academias, parques, praças e a suspensão da venda de bebidas alcoólicas, além toque de recolher noturno foram determinantes para ‘frear’ a ascensão do vírus na cidade.
 

O prefeito finaliza afirmando que boa parte das medidas restritivas elencadas acima são vigentes até 30 de junho, portanto até terça-feira que vem, mas que poderão ser prorrogadas, caso haja necessidade.
 

Ele ainda destaca, para ilustrar que não tem intenção de decretar o lockdown, que Tangará da Serra tem o menor índice de letalidade (mortes) entre as 10 cidades mais populosas do Estado de Mato Grosso.

Diário da Serra

Notícias da editoria