Diário da Serra
Diário da Serra

Economia e vidas importam!

Achille Liambos 29/06/2020 Artigos

Atitude do MPE pegou muita gente de surpresa, mas grande parte da população apoiou

Artigo 'Economia e vidas importam!'

A pauta da semana na nossa capital é a decisão judicial provocada pelo Ministério Público Estadual para que acontecesse o lockdown em Cuiabá e Várzea Grande por conta da falta de leitos de UTI para atendimento às pessoas com coronavírus.


A atitude pegou muita gente de surpresa, mas grande parte da população apoiou a decisão do juiz devido a inércia do prefeito Emanuel Pinheiro no planejamento de políticas públicas de prevenção a covid 19.


Cuiabá não foi preparada para o enfrentamento ao COVID-19. Fechamos o comércio antes da hora e tivemos uma péssima gestão dos recursos públicos, como a sugestão de contratação de drones para desinfecção, caminhões pipa desinfectando calçadas, contratação da TV do amigo correligionário do filho do prefeito e não foi aberto nenhum novo leito de UTI, mesmo com o dinheiro na conta da prefeitura destinado pelo Governo Federal! Pelo contrário, perdemos os recursos pela não ativação dos leitos.


Cadê os 90 milhões prefeitura de Cuiabá? Cadê os novos leitos? O povo carece.


Quando nos deparamos com essa situação de despreparo, ficamos tão desesperados que achamos que uma intervenção jurídica é a melhor solução! Mas eu vos digo que a melhor solução está na urna, no seu voto. Só isso fará com que a gente pare de pagar o pato!


Sobre o lockdown total, não concordo, pois muita gente precisa trabalhar para poder pagar suas contas e cuidar da sua família! A fome e a miséria também matam. A responsabilidade social-econômica nesse momento é tão importante quanto à de saúde pública.


Quantas vidas precisaremos perder até nos atentarmos a isso? Em Mato Grosso já foram mais de 470 mortes. E depois, com a economia quebrada e muitos desempregados, será que já não será tarde demais?


Já passou da hora do nosso executivo tomar as rédeas e parar de se preocupar com construção de asfalto e praças e priorizar nesse momento importante o fator econômica e a saúde dos mais de 600 mil cuiabanos.


O que nos resta fazer é proteger nossas famílias, cuidar dos mais vulneráveis, dos idosos e pessoas do grupo de risco e, se puder, fique em casa, use máscara e evite aglomerações e festinhas nas residências. Tudo isso vai passar!

Achille Liambos é comerciante, administrador de empresas e contador formado pela UFMT.



Diário da Serra

Notícias da editoria