Diário da Serra
Diário da Serra

PASSADO, PRESENTE E FUTURO.

Euller Sacramento 01/07/2020 Artigos

Impossível viver o que já se perdeu. Então, não espere perder para viver

Artigo 'PASSADO, PRESENTE E FUTURO.'

Estamos tão focados no FUTURO que esquecemos de viver o PRESENTE. É no PRESENTE que se é feliz ou triste, é no PRESENTE que estão os sentimentos, é no PRESENTE que você vivencia os acontecimentos, sejam eles bons ou ruins.


O passado, ficou, o FUTURO ainda está por vir, não sabemos se virá, o que nos restam são os planos, porém, não podemos viver apenas em função dos planos FUTUROS, pois, este é uma possibilidade, não uma certeza. Viver apenas as expectativas do FUTURO é sofrer no PRESENTE por algo que não se tem a certeza que virá.


Viver apenas as expectativas do FUTURO é fechar os olhos para os acontecimentos do PRESENTE, é não enxergar o que se tem, é estar preso no FUTURO por algo que não tem ou não lhe pertence. Planos devem ser traçados, porém, o PRESENTE precisa ser vivido.


Ah! Quando meu filho crescer ele vai ser isso ou aquilo, tudo bem, mas ele ainda não cresceu e nem se tornou adulto, então aproveite cada passo, cada sorriso, cada brinquedo espalhado no chão, cada banho, cada sono, cada dia. Quando ele crescer, você curte a fase adulta, mas até lá aproveite ao máximo, o abraço e o colo, aproveite enquanto cabe no colo.


O FUTURO é incerto. O nosso desejo é morrer velhinho depois de ter criado bem nossos filhos, mas isso é FUTURO, uma possibilidade, crie seu filho hoje, ame-o hoje e faça que seu PRESENTE seja intenso e na medida do possível feliz (bem-estar). Embora a morte seja uma certeza, ela parece tão distante até que chegue e junto dela a reflexão: Por que não vivemos mais o PRESENTE, o momento, as pessoas, os sentimentos? Estamos tão presos ao FUTURO, que esquecemos de viver o PRESENTE com as mesmas pessoas que queremos o bem no FUTURO.


O passado ficou, o FUTURO virá (sempre temos esperança que ele chegue, é o que queremos, mas para alguns ele nunca chegará) e o PRESENTE é o aqui e agora. Nele experimentamos sentimento de tristeza, felicidade, raiva, medo, nele e SOMENTE nele.


O FUTURO quando chega se torna PRESENTE e você o vive, pelo menos deveria. Mas não vai viver, pois, novamente planejará o FUTURO e esquecerá de viver e aproveitar aquilo que um dia planejou. Sempre desejaremos aquilo que nos falta e viveremos em busca daquilo que não temos e quando tiver, buscará algo que ainda não tem e assim deixa de viver o PRESENTE, para sofrer com o que não tem e/ou não lhe pertence.


Se fosse para dar um conselho diria: planeje o futuro (não viva apenas em função dele), viva o presente. Impossível viver o que já se perdeu. Então, não espere perder para viver.

Euller Sacramento é psicólogo na Imaginare Clínica Integrada em Tangará da Serra - MT. Instagram: @eullersacramento



Diário da Serra

Notícias da editoria