Diário da Serra
Diário da Serra

CRIATIVIDADE – Tangaraense recria flores de garrafa pet

Fabíola Tormes / Redação DS 01/07/2020 Geral

Os produtos confeccionados são vendidos nas feiras livres e eventos

Alguns trabalhos produzidos

São orquídeas, lírios, folhagens, coqueiros, entre muitas outras flores feitas de um material que geralmente vai para o lixo – a garrafa peti. A inspiração é do artesão Emílio Valério Neto, além de seu talento, recria trabalhos da internet. “Vejo trabalhos em EVA e troco pelas garrafas”, conta.


Todo o processo começa com a limpeza da garrafa peti, seguindo com a moldagem e depois a criatividade do artesão cria lindas peças decorativas. “As garrafas são cortadas, lavadas e depois eu risco com a canetinha de CD. Recorto, limpo, grampeio e pinto uma por uma”, detalha o artesão, ao contar que as folhas, por exemplo, ele trabalha separadamente e só depois de seca que junta as flores. Depois de tudo finalizado, monta lindos vasos.


Os produtos confeccionados pelo artesão são vendidos nas feiras livres e eventos. “Faço as feiras e eventos tudo em cima da motinha adaptada”, conta Emílio, que há cinco anos convive com um problema físico, mas que não o limita de fazer o que quer e criar. “Faço fisioterapia nas panelas e no serviço das flores. Me movimento bastante e a noite estou quebrado de cansado. Mas mesmo depois que vou para cama, vou riscar e cortar litros até uma da manhã”.


Emílio mora em Tangará da Serra há 35 anos. Além da paixão por flores, ele também participa do Grupo Estradeiro da Serra.


Mais informações ou encomendas pelo telefone 9.9986-1771 ou diretamente em sua residência na Rua José Duarte, nº 510 S, bairro Vila Portuguesa.



Diário da Serra

Notícias da editoria