Diário da Serra

Vereador dissemina necessidade de lockdown em Tangará da Serra

Redação DS 06/07/2020 Política

Ele repassa informações incompletas em grupos, creditando a informação a médico da URA

Política

O vereador Niltinho do Lanche, que há semanas publicou vídeos nas redes sociais pedindo a liberação do comércio, agora está propagando que a solução para a pandemia do coronavírus em Tangará da Serra é o lockdown – fechamento total do comércio por 15 dias.


O informação está sendo disseminada nas redes sociais, em que repassa dados incompletos em grupos, creditando a informação a um médico. “Boa tarde prefeito, aqui é Dr  xxxx, médico da URA. Estou escrevendo para passar ao senhor para fazer um apelo de médico que está no projeto de combate ao coronavírus desde o inicio. Estamos vivendo uma situação caótica da doença em nosso município, de uma forma que eu nunca acreditei que aconteceria”, repassa Niltinho, ao afirmar, através do texto do médico, que 19 pacientes estão internados na enfermaria, uma pessoa morreu na madrugada e que outro paciente estaria muito grave.
 

“O fato de termos mais de 800 diagnósticos permite inferir que há pelo menos 6.000 casos na cidade (estudos falam que o número real de casos é 8x maior que o número de diagnósticos)”, completa.
 

Vale destacar, porém, que o número de 853 pessoas diagnosticadas corresponde aos dados acumulados nos últimos quatro meses e que, desses, há somente 167 ativos. A grande maioria – 675 – estão curados, conforme boletim diário divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda-feira, 6. Além disso, são 11 pessoas internadas na enfermaria; e seis em UTI.
 

E continua: “(...) Chama muito a atenção também a quantidade de vendedores que vem consultar com sintomas da doença, mostrando que a exposição dos comerciantes é um grande risco a saúde pública”, expressa, ao pedir ao prefeito que considere a possibilidade de um novo fechamento do comércio e restrição das atividades não essenciais. 
 

“Somente o isolamento domiciliar geral por duas semanas pode frear o avanço da doença e aumento dos casos nesse momento”, avalia o médico, através do pedido do vereador. 
 

Vale lembrar que Tangará da Serra já promoveu um fechamento geral bem no início da pandemia. 

Notícias da editoria