Diário da Serra
Diário da Serra

A DIFÍCIL E GRATIFICANTE MISSÃO DOS AVÓS

Euller Sacramento 07/07/2020 Artigos

É fundamental que os avós tenham claro que podem ser maravilhosos e inesquecíveis na vida dos netos sem INVADIR o lugar dos pais e mães

Artigo 'A DIFÍCIL E GRATIFICANTE MISSÃO DOS AVÓS'

Hoje vou falar um pouco sobre os avós, que também podem em muitas famílias serem desempenhados por tios, tias ou vizinhos que sejam figuras muito próximas e importantes numa família. De maneiras muito diferentes, os avós podem acompanhar a educação das crianças.


Existem diferentes formas de vivenciar esse papel. Alguns avós desfrutam de seus netos em momentos de pura diversão e prazer, sem ter que se encarregar de sua educação ou de suas necessidades. Outros, por diferentes razões, são convocados para se tornarem os cuidadores substitutos dos pais.


Muitos avós percebem sua contribuição na educação dos netos como um presente da vida, como uma nova oportunidade de se sentirem úteis e ativos (errei com meus filhos, mas não vou errar com meus netos). Para outros, a tarefa pode se tornar pesada, por terem que encarar obrigações que eles não têm mais a força ou vontade de continuar cumprindo. Uns e outros certamente têm uma tarefa muito importante em mãos. Muitos avós, querendo ou não, torna-se o refúgio de cuidado, amor e proteção que os netos precisam para levar adiante um desenvolvimento saudável e feliz.


Uma das maneiras de ser bons avós é manter um RELACIONAMENTO SAUDÁVEL COM AS MÃES E PAIS DE SEUS NETOS. É fundamental que os avós tenham claro que podem ser maravilhosos e inesquecíveis na vida dos netos sem INVADIR o lugar dos pais e mães.


Os avós são uma REFERÊNCIA emocional excelente dentro do grupo familiar, mas o razoável é que, mesmo capazes de expressar suas próprias ideias, eles respeitem os filhos e as filhas, que têm o direito de também ter suas próprias ideias e até de cometer erros, como eles mesmos fizeram.


O ideal é que os avós sejam parceiros na tarefa e formem uma equipe com os pais, atuando como copilotos, apoiando, respeitando e estando próximos caso seja necessário. A ajuda e a colaboração que eles podem oferecer é formidável, mas desde que respondam às demandas dos pais e não aos seus próprios esquemas.


Assim como os avós têm que respeitar os direitos dos outros, mesmo que sejam seus filhos, eles devem fazer valer seus direitos da mesma maneira. É bom que os avós se façam respeitar, por afeição e gentileza, mas com a firmeza necessária.


Portanto, é desejável que eles se mantenham abertos a novos aprendizados e aceitar que o mundo mudou, em muitas coisas para melhor. Para vocês, avós, será uma experiência interessante incorporar novos conhecimentos e conhecer algumas ferramentas úteis para a sua vida diária.

 

Euller Sacramento é psicólogo, especialista em (re)conectar pais e filhos emocionalmente e atende na Imaginare Clínica Integrada em Tangará da Serra – MT. 
Instagram: @eullersacramento



Diário da Serra

Notícias da editoria