Diário da Serra
Diário da Serra

Estado cria projeto para autorizar pagamento de plantonistas afastados por Covid

Redação DS 09/07/2020 Política

Profissionais recebem por plantão e não possuem vínculo empregatício

Política

O governador Mauro Mendes determinou a elaboração de um projeto de lei no qual propõe que os profissionais contratados da Saúde que contraírem a Covid-19 possam receber do Estado os valores dos plantões durante o período de recuperação. 


Mendes justificou que os profissionais da Saúde contratados para as unidades hospitalares do Estado recebem por plantão e não possuem vínculo empregatício, sendo chamados conforme a disponibilidade deles e necessidade do hospital. “Se porventura esse profissional for contaminado, não seria justo ir pra casa, ficar 14 dias de recuperação e não receber nada como ocorre hoje”, registrou.
 

De acordo com o governador, o Estado está sensível a esta situação e o projeto de lei é uma medida que visa dar segurança para que estes profissionais possam atuar sabendo que terão respaldo financeiro caso venham a precisar. “Esse projeto de lei que enviaremos à Assembleia prevê que ele possa receber do Estado o mesmo número de plantão que fez nos últimos 14 dias. Ou seja, se nos últimos 14 dias antes de contrair a covid, ele fez seis plantões, o Estado paga outros seis plantões nos 14 dias em que ele estiver afastado”, explicou.
 

Membro da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, o deputado Dr João de Matos (MDB) afirma que é preciso dar segurança a esses profissionais da saúde – médicos, enfermeiros, técnicos e outros. “Fica muito difícil contratar profissionais de saúde porque eles não tem nenhuma segurança. Como vou largar minha família, vou para linha de frente, atender doentes graves, com uma possibilidade de passar, inclusive, isso para minha família, e se eu ficar doente, não tenho direito a nada. Isso que está acontecendo com muito profissionais: estão com medo de trabalhar, pois se ficarem doentes não tem direito a nada, nada”. 
 

Somente em Mato Grosso, mais de 60 profissionais essenciais para a manutenção de UTIs estão afastados por Covid-19. (Com informações Secom)

Diário da Serra

Notícias da editoria