Diário da Serra
Diário da Serra

Quarentena

Lévender Mattos 10/07/2020 Artigos

Se reinventar exige muito esforço, empenho e vontade

Artigo 'QUARENTENA'

Aqui estamos, confesso que meio desorientados e bombardeados por (des)informação diária, optamos então por desligar (dentro do possível), e nos cuidar, sensação de "eu não posso fazer nada mesmo", assim, todo mundo em casa. Família.


Patty está terminado as encomendas que cessaram desde o início disso tudo, eu em Home office finalizando os relatórios e planilhas, aguardando a liberação de atendimentos que estão vetados até segunda ordem, e algumas reuniões virtuais aleatórias. O novo normal está muito anormal, nossa rotina está bem diferente. Se reinventar exige muito esforço, empenho e vontade.


A rotina? Enzo tem aulas virtuais e atividades diárias, home school mas a gente ainda tá apreendendo, ou tentando, Théo só come e não dorme, não vai mais pro berçário, tentamos organizar a casa quando raramente o caçula fecha os olhos, mas quando ele acorda bagunça tudo de novo, animações e desenhos na TV, refeições a mesa, a tarde eu brinco com os meninos no gramado, futebol, correria e gritaria. Sem banho de mangueira, essa semana Enzo e Théo decidiram gripar, mas estão bem. Quando precisa eu saio de casa para compras e fazer entregas. A noite brincamos todos pela casa, e fazemos vídeo chamadas com os avós que estão morrendo de saudades, e nós também, até o sono chegar, Théo dita o ritmo. Sem spoilers, mas desisti de tentar colocar as séries em dia.


Dia de semana, mais um. Hoje me levantei cedo, como sempre, fiz café bem forte (já contei a estória antes), coloquei a mesa para esperar o resto da casa, juntei o lixo e fui levar para fora.


Bairro silencioso, a senhorinha vizinha está varrendo sua calçada, aceno e dou bom dia, ela retribui o aceno e o bom dia, e emenda um: MUITO OBRIGADA!
Sorrio, sem saber o porquê.


Ela continua: sabe vizinho, nesses dias, meses, toda tarde eu pego as roupas de casa para passar, ajeito meu canto bem aqui perto na divisa dos muros, e fico ouvindo você brincar com seus meninos, ouço até as cantorias, quanta alegria.


Me lembro que os filhos dela já são adultos e que ela ainda não tem netos. Sorrio sem graça e respondo: Então separa as roupas que hoje tem mais em. Fiquem bem e em casa.


Me despeço e entro para casa, enquanto caminho pelo quintal penso comigo:
"sem dúvida não é tudo, mas isso é o melhor que eu posso fazer, as vezes a gente já faz tanto pelo mundo, o nosso e o dos outros, e nem mesmo percebe o impacto das ações, quanta alegria".


Mas antes de terminar o percurso vejo em pé na porta alguém me esperando e sorrindo, um passo de cada vez, Théo já acordou.


Um bom dia para todos, de dentro e do lado de fora do muro. Um passo de cada vez.

 

Lévender Mattos
Compartilha fotos e textos autorais inspirado pelos filhos Gabriel, Enzo e Théo. É apaixonado pela Paternidade e pela Patrícia Fernanda “Fada”. Tentando se acostumar com o Home Office e Home School. Idealizador da página @paiterapia.



Diário da Serra

Notícias da editoria