Diário da Serra
Diário da Serra

CONVITE TRE-MT – Eleitor seja mesário voluntário nas eleições

Fabíola Tormes / Redação DS 13/07/2020 Política

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso busca voluntários em todo o Estado

Seja voluntário

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso busca voluntários em todo o Estado e o interessado em colaborar com a realização das eleições municipais 2020 que acontecerá no dia 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno, se houver).


Aos interessados, a inscrição deve ser feita pelo site do TRE-MT  ou com seu celular faça a leitura do qr code inserida na imagem (publicitária). O eleitor deve inserir o número de seu título eleitoral ou outros dados como nome, data de nascimento e nome da mãe. Ainda é necessário preencher o endereço completo para que a Justiça Eleitoral possa posteriormente, enviar a carta ou o mandado de convocação.


Para ser voluntário, o cidadão deve preencher alguns requisitos: idade mínima de 18 anos, não trabalhar na Justiça Eleitoral, não ser filiado a partidos e não ser cônjuge ou parente de candidatos, ainda que por afinidade, até o segundo grau. Também não podem exercer a função de mesários os agentes policiais e funcionários no desempenho de funções de confiança do executivo.


Em Mato Grosso há 1.478 locais de votação, nos quais estão instaladas 8.328 seções eleitorais. Para cada seção são nomeados quatro mesários, totalizando 33.312. Além dos mesários, a Justiça Eleitoral conta com a participação dos coordenadores dos locais de votação, secretários de prédio e merendeiras, cujas quantidade em cada unidade é definida pelo juiz eleitoral.


O eleitor que se inscrever como mesário voluntário poderá, a critério e necessidade das zonas eleitorais, ser nomeado para exercer outras funções.

Diário da Serra

Notícias da editoria