Diário da Serra
Diário da Serra

REDE ESTADUAL – Mais de 1,4 mil professores do polo Tangará da Serra participam de formação para retorno das aulas

Fabíola Tormes / Redação DS 21/07/2020 Educação

Objetivo é preparar os profissionais para retomada das aulas remotas

A primeira etapa da formação segue até o final deste mês

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciou esta semana a formação on-line para professores da rede estadual de ensino. Ao todo, 1.400 professores do polo de Tangará da Serra, de sete municípios da região, participarão do curso que será ministrado de forma online pelo Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapro).


O objetivo é preparar os profissionais para a retomada das aulas de forma não presencial (online e off-line). “Nossas aulas na rede estadual retornam dia 3 de agosto de forma remota, com atendimentos online e semi-presencial para aquele aluno que não tem nenhum tipo de acesso a internet (…) permanecendo até que retornem as aulas presenciais”, explica o assessor Pedagógico Saulo Scariot.


Assim os profissionais da educação participarão de uma qualificação sobre o uso de tecnologias que serão usadas nas aulas não presenciais, iniciando neste semana com estudos do uso de recursos tecnológicos da Microsoft Teams.  


De acordo com o diretor do Cefapro Polo Tangará da Serra, Antonio Marcos Alves da Costa, a primeira etapa da formação segue até o final deste mês, com total de 20 horas de estudos, dividida em módulos.


Nesta quarta-feira, 22, os professores farão a leitura do material recebido e na quinta-feira, 23, iniciam a formação, totalizando 12 horas de estudos.


Depois passarão para formação de monitoramento e regência. “Com outras plataformas da Seduc”, adianta Costa, afirmando que finalizarão com mais quatro horas de estudos para ‘diagnóstico da situação inicial, avaliação e produção de material e intervenção pedagógica’.


Já o segundo bloco será de 40 horas, com conteúdos repassados quando as aulas forem iniciadas. “Essa formação será em período de aula”. Inicia dia 3 e segue o mês de agosto todo.

Diário da Serra

Notícias da editoria