Diário da Serra
Diário da Serra

Biblioteca Estevão de Mendonça oferece aulas gratuitas de redação para o Enem

Cida Rodrigues | Secel/MT 27/07/2020 Educação

Parceria com professora Suzana Luz possibilita o acesso a conteúdos de qualidade pela internet

Educação

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça inicia uma parceria com a professora Suzana Luz para levar aulas de produção de redação e dicas gramaticais a estudantes que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


Por meio do projeto BiblioEnem, os conteúdos serão ofertados em aulas virtuais, vídeos e lives nas redes sociais do equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). “A biblioteca sempre foi um ponto de apoio para os estudantes e a parceria com a renomada professora Suzana vai ser uma forma de diminuir o impacto da pandemia para esse público. Com as aulas online, daremos oportunidade de acesso a conteúdo de qualidade a pessoas que não têm condições de pagar por um curso de redação. Embora de portas fechadas, queremos continuar cumprindo o papel social e educacional da biblioteca”, ressalta a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Waldineia Almeida.
 

A programação de aulas começa na terça-feira (28.07), com um vídeo de abertura, e prossegue até o início de setembro.  Cada aula será dividida por tema e contemplará conteúdos com aprendizado sobre tese, coesão textual, juízo de valor e estrutura dos parágrafos, dentre outros. 
 

Vagas
 

Com vagas ilimitadas, o acesso ao conteúdo estará disponível para qualquer pessoa, mas somente aquelas que se inscreverem terão direito ao certificado emitido pela Biblioteca. As inscrições são gratuitas.


As videoaulas serão disponibilizadas às terças e quintas-feiras no facebook da biblioteca estadual, logo pela manhã. Serão ainda disponibilizadas duas lives para que os participantes possam fazer questionamentos e tirar dúvidas. Confira a programação no fim da matéria. 
 

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão do MEC responsável pela gestão do Enem, uma boa nota na redação faz muita diferença na média final do exame. É na redação que cada participante particular pode tirar a nota máxima independente do desempenho dos outros inscritos. Por isso o peso tão grande na média final.
 

Suzana Luz é graduada em Letras e Direito pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e oferta aulas de redação para concursos públicos e vestibulares desde 1992. Com a parceria firmada com a biblioteca pública, sua metodologia de ensino poderá ser acessada gratuitamente por mais estudantes.
 

Programação Biblioenem
28/07: Abertura
30/07: O que é tese
04/08: Relação entre as competências
06/08: Coesão textual
11/08: Juízo de fato/juízo de valor
13/08: Live para tirar dúvidas, às 15h
18/08: Projeto de texto
20/08: Estrutura dos parágrafos
25/08: Proposta de Intervenção
27/08: Relação entre competências 2 e 3 do Enem
01/09: Aceitabilidade
03/09: Live para tirar dúvidas, às 15h

 

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf_MCu9RyavotUnQmadJbcfjvm22uEi74oLpTDb-P3izJ8D1A/viewform
 

Acesso às aulas: www.facebook.com/bibliotecaEstevaodeMendonca

Diário da Serra

Notícias da editoria