Diário da Serra
Diário da Serra

NOVO ADMINISTRADOR – Governo de MT vai reformar Hospital Regional de Barra do Bugres

Secom-MT / A Folha do Médio Norte 29/07/2020 Saúde

O hospital estava sendo administrado pelo Consórcio Intermunicipal

Hospital atende cerca de 11 municípios vizinhos

Governo de MT vai reformar Hospital Regional de Barra do Bugres

O Governo do Estado de Mato Grosso vai reformar o Hospital Regional de Barra do Bugres. Além da modernização de toda a estrutura do hospital, a Secretaria de Estado de Saúde planeja a ampliação da unidade para a construção de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).


“Faremos uma grande reforma que vai resgatar a infraestrutura e transformar esse hospital em um local digno e com prestação de um serviço e atendimento de qualidade para toda a população da Região Médio-Norte de Mato Grosso”, afirmou o governador Mauro Mendes.


A previsão é de que os investimentos somente na reforma da unidade alcancem o montante de R$ 3 milhões, uma vez que toda a estrutura do hospital passará por melhorias. Já o projeto de construção dos leitos de UTI será feito e apresentado pela Secretaria de Saúde em 60 dias.


Atualmente, o hospital regional conta com 66 leitos de enfermaria e os pacientes internados já foram transferidos para outros hospitais. A SES também deverá contratualizar serviços em outras unidades de saúde para a manutenção do tratamento dos pacientes atendidos no local.


O hospital era administrado pelo Consórcio Intermunicipal da região, mas o convênio com o Governo do Estado venceu nesta segunda-feira, 27, impossibilitando a renovação.


Segundo o secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal da região (Cismnorte), Edson Moura, desde agosto do ano passado o Consórcio está em conversação para entregar a administração do hospital ao Estado. “(...) Hoje chegamos em um limite que o consórcio não consegue mais continuar por problemas técnicos e jurídicos que estão atrapalhando o consórcio. Conseguimos tocar até hoje aos trancos e barrancos, mas agora venceu”.


Com isso, a SES decidiu retomar a gestão integral da unidade.


Unemat doa protetores faciais aos profissionais da saúde

João Menezes / Assecom Prefeitura

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) Campus de Barra do Bugres realizou a doação de protetores faciais, de uso individual, para profissionais de saúde do município, produzidos pelo projeto “Face Shields”, Núcleo de Tecnologia Aplicada (NTA), com apoio de parceiros.


O modelo é fabricado pelo projeto Higia, impresso em impressora 3D, segue os padrões exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Conselho Federal de Medicina, e está sendo fabricado pela universidades públicas de Mato Grosso.


Os equipamentos foram entregues a secretária Municipal de Saúde, Carlene Souza, que agradeceu a atitude da Unemat, instalada em Barra do Bugres, uma grande parceira em diversos setores da gestão municipal.


Os protetores doados são fabricados com uma armação feita de filamento poliácido láctico (PLA), impressos em impressora 3D e folhas de acetato para proteção frontal do profissional de saúde de Barra do Bugres.


O material é distribuído gratuitamente ao SUS (Sistema Único de Saúde), em decorrência ao novo coronavírus.
 



Diário da Serra

Notícias da editoria