Diário da Serra
Diário da Serra

Regra de 3

Lévender Mattos 31/07/2020 Artigos

Tenha para onde voltar. Sempre há mais motivos para agradecer do que a lamentar

Artigo 'Regra de 3'

“Toda vez que você tiver uma desculpa, não a use”. Dr. Paulo Gaudêncio. Desde sempre gostei de conceitos (significados) e de fazer contas.


Minha regra de 3, significados:
Gabriel - Homem de Deus.
Enzo - Vencedor / Gigante.
Théo - Deus.


Parece aleatório. Só parece.


Contas:
Na verdade, consigo fazer algumas de cabeça mesmo, desde criança era bom com cálculos, depois de adulto planilhas, a gente sempre vai ser bom em alguma coisa, acredite. Você também é. Não fazemos contas de muitas coisas na rotina dos nossos dias ou do ano, calcule quantas refeições deixou de fazer em casa, quantas noites não dormiu na sua cama, das vezes que não foi buscar seu filho na aula ou deu boa noite antes dele dormir. Gabriel.


A distância deixa muito mais nítido os sintomas de saudade. Calculei aqui, em 2019 foram em média 22,7 dias por mês longe de casa, perdi as contas dos quilômetros rodados e das vezes que sai de casa sem saber se teria comida ou pouso no destino final. De todas as perguntas que me fizeram e eu não fazia ideia da resposta. Dos dias de chuva ou do calor insuportável. Sem desculpa, responsabilidade por resultados parece que multiplica. Vida adulta. Vida de pai. Enzo.


Na média eu tinha/tenho 7,3 dias por mês para ficar em família, e fazer o que muita gente faz todo santo dia e nem valoriza. E nestes mesmos dias finalizar relatórios, mapas, planos, estratégias, enquanto o resto da casa dorme ou ainda não acordou. Théo.


Não sei como aumentar os dias do mês, mas sei como diminuir a saudade que a distância me causa, e eu tenho muito pouco tempo para isso, e para eles. Sem culpa. Sem desculpa. Hora de pegar estrada, de novo. Dê significado a todas as suas ações e atitudes, no fim a gente nunca sabe o resultado mesmo.


Seja um homem de fé; Vencedor e gigante; confie em Deus, e acredite, a ordem dos fatores não altera o resultado.


Tenha para onde voltar. Sempre há mais motivos para agradecer do que a lamentar.


Lévender Mattos. Et al. Nossa vida tem muitos atores mesmo. Muita gente depende do que fazemos quando não estamos em casa, mas as pessoas mais importantes dependem do que fazemos com nosso tempo dentro de casa. Sem parecer aleatório e com significado.


E você, já fez as contas aí? Chega de desculpas ou de achar que a vida do outro é sempre mais fácil que a sua. Calcule.

Lévender Mattos
Compartilha fotos e textos autorais inspirado pelos filhos Gabriel, Enzo e Théo. Agrônomo de formação, pai de coração. Apaixonado pela Patrícia Fernanda “Fada”. IG @levender_mattos. Idealizador da página @paiterapia.



Diário da Serra

Notícias da editoria