Diário da Serra
Diário da Serra

Ação do Sintep/MT garante auxilio doença para professor em Tangará da Serra

Assessoria/Sintep-MT 30/07/2020 Geral

A tutela de urgência pleiteada pela assessoria jurídica do Sintep/MT foi deferida pelo juiz responsável da ação

Geral

Profissional do município de Tangará da Serra, filiado ao Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), teve liminar deferida  na Justiça contra a Prefeitura do município, para recebimento do Auxílio Doença. A tutela de urgência pleiteada pela assessoria jurídica do Sintep/MT foi deferida pelo juiz responsável da ação. A liminar determinou “ao Município reclamado que cumpra com a obrigação legal de pagamento do auxilio doença”.


O educador licenciado teve negado pelo Executivo municipal o benefício do auxílio doença,  recurso financeiro indispensável para a subsistência durante o período de afastamento das atividades para tratamento. “O conflito entre Prefeitura e servidores surge após a nova Lei Previdenciária (que se adequou à Emenda Constitucional nº 103) que retira do Regime Próprio de Previdência a obrigação de pagamento do auxílio doença. A Lei determina que o ente federativo, nesse caso a prefeitura, assuma a responsabilidade em prover os recursos para o pagamento do benefício”, esclarece a secretária de Assuntos Jurídicos do Sintep/MT, Maria Celma Oliveira. 
 

Em Tangará da Serra essa obrigação ainda não foi regulamentada pelo executivo, apesar da Lei ter sido aprovada pela Câmara Municipal. A ausência dessa regulamentação tem gerado prejuízos para os servidores municipais que estão sendo penalizados por não ter seus salários para se manter durante as licenças saúde.

Diário da Serra

Notícias da editoria