Diário da Serra
Diário da Serra

TANGARÁ DA SERRA – Saúde inicia preparativos para Setembro Amarelo

Fabíola Tormes / Redação DS 02/08/2020 Saúde

A campanha de prevenção ao suicídio está em sua sexta edição

Mobilização internacional de prevenção ao suicídio

A Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e parceiros, iniciaram os preparativos ao Setembro Amarelo, mobilização internacional de prevenção ao suicídio.


Sob coordenação da psicóloga do CAPS, Thereza Érika Sousa Lopes, representantes de diversas instituições locais e do Centro de Valorização da Vida (CVV) se reuniram virtualmente para juntos desenvolverem a programação desta sexta edição da campanha em Tangará da Serra. “Nos reunimos para pensar sobre quais serão os temas, quais questões são importantes de serem abordadas na campanha deste ano, os eixos norteadores”, informa a psicóloga, ao afirmar que a edição deste ano será histórica e ficará marcada como o ano da pandemia.


“Milhares de pessoas morreram em todas as partes do planeta. Ainda é difícil mensurar os impactos nas diversas áreas, e também na saúde mental, contudo já são anunciados agravos para o período pós-pandemia. Em períodos de crise a humanidade contabilizou aumento nos números de suicídio. Por isso, apesar dos desafios, é possível que nossa geração e a contemporaneidade demande ainda mais temas e ações frequentemente suscitados pela campanha Setembro Amarelo, assim como os cuidados com a saúde mental”, analisa.


Finalizando, a profissional afirma que a programação ainda está sendo estruturada e que mais parceiros serão convidados para caminhada, mas que as ações, em virtude do impedimento de aglomeração, serão realizadas em sua maioria de forma online. “Sem, no entanto deixar de lado as ações que marcam a presença física da campanha: faixas, adesivos, laços e etc”.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria