Diário da Serra
Diário da Serra

Vegetação de aldeia é destruída pelo fogo e fumaça atinge cidade em MT

G1MT 03/08/2020 Geral

Ainda não se sabe as causas do incêndio. O líder indígena Marcelo Coguiepa disse, em nota, que a comunidade acabou sofrendo alguns ataques dos moradores da cidade por causa da fumaça.

Geral

A aldeia Tadarimana, onde vivem os índios Boe Bororo, foi atingida por um incêndio na última sexta-feira, 31 de julho, e teve parte da vegetação destruída. Na manhã seguinte, sábado, 1° de agosto, a cidade de Rondonópolis amanheceu encoberto pela fumaça.


O líder indígena Marcelo Alves Terena Coguiepa disse, em nota, que a comunidade acabou sofrendo alguns ataques dos moradores da cidade por causa da fumaça. No entanto, ele afirma que os indígenas também foram vítimas das queimadas e que as causas desse incêndio ainda são desconhecidas. “Além de ver toda a mata verde virarem cinzas, ainda tem que lidar com as ofensas e calúnia por parte daqueles que desconhecem nossos princípios e nosso modo de vida e principalmente da relação de cumplicidade que temos com a natureza”, ressaltou.
 

No primeiro momento, os próprios índios tentaram dar os primeiros combates contra o fogo, mas a falta de equipamentos dificultou os trabalhos e o fogo se espalhou para regiões de difícil acesso.
 

O Corpo de Bombeiros de Rondonópolis também foi acionado e tentou controlar as chamas, mas devido à mata fechada, não foi possível finalizar os trabalhos.
 

“Nós indígena que sempre lutamos para garantir a proteção de nossas matas e da biodiversidade que nela existe, nos entristecemos com a consequência de uma queima de grande proporção igual a que se teve”, disse Coguiepa.
 

O líder indígena disse ainda que a comunidade não compactua com ações de queimadas na região, pois lutam pela preservação das matas. “Sei que o momento é crítico, mas não é oportuno achar que nós moradores da reserva, sejam os autores dessa tal barbaridade. Necessitamos da floresta para usufruir dos recursos naturais para a prática cultural no nosso dia a dia”, declarou.

Diário da Serra

Notícias da editoria