Diário da Serra

II Encontro Mato-grossense de Aleitamento Materno começa nesta segunda-feira

Fernanda Nazário | SES-MT 03/08/2020 Saúde

Evento segue até sexta-feira (07) com diversas palestras que serão transmitidas virtualmente pelo Telessaúde, por meio do canal Tele Educa Mato Grosso, no YouTube

Saúde

Começa nesta segunda-feira, 3, o II Encontro Mato-grossense de Aleitamento Materno (Emama), realizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT). Devido à pandemia pelo coronavírus, o evento será virtual e transmitido pelo Telessaúde, por meio do canal Tele Educa Mato Grosso, no YouTube. 


O encontro faz alusão à Semana Mundial de Aleitamento Materno, que trata a temática mundial “Apoie o aleitamento materno: por um planeta saudável”. A atividade também marca o início da campanha nacional Agosto Dourado, movimento que visa à conscientização sobre a necessidade da amamentação na primeira hora de vida, mantendo-a de forma exclusiva por seis meses e complementada até os dois anos de idade ou mais. 
 

As atividades do Emama ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com pausa durante o horário do almoço. Entre os temas a serem abordados, está a evolução dos indicadores de aleitamento materno no Brasil, o conflito de interesses e o impacto na amamentação e o acobselhamento em Aleitamento Materno em tempos de pandemia.


O evento é aberto aos profissionais da saúde e às pessoas que tiverem interesse na temática. Para participar, basta acessar, no dia e horário de cada atividade da programação, o canal do Tele Educa Mato Grosso no YouTube, por meio deste link. Ao final de cada período (manhã/tarde), os participantes receberão um certificado eletrônico correspondente à atividade assistida.


Em paralelo ao II Emama, será realizado o Encontro Mato-grossense de Alimentação Complementar Saudável e a Mostra Regional de Experiências Bem-Sucedidas em Alimentação Adequada e Saudável na Primeira Infância.
 

Conforme o coordenador técnico do evento e um dos responsáveis técnicos pelas ações de promoção, proteção e apoio ao Aleitamento Materno na SES, Rodrigo Carvalho, a segunda edição do encontro pretende levantar as questões que permeiam os vínculos entre a amamentação e a saúde do planeta, considerando as mudanças climáticas e a degradação ambiental. 
 

Além disso, Rodrigo conta que o objetivo é promover o diálogo com os municípios mato-grossenses, favorecendo a divulgação de suas ações fortalecedoras da promoção, proteção e apoio à amamentação realizadas no último triênio.

Notícias da editoria