Diário da Serra
Diário da Serra

Porto Estrela ganha agência e projetos sociais do Sicredi

Mábia Cristine / Assessora de Comunicação e Marketing 04/08/2020 Geral

Esta é a 38ª agência da cooperativa, que agora atua em 19 cidades de Mato Grosso e em outras 11 do Pará

Geral

Sicredi chega à cidade de Porto Estrela para mudar a realidade da pequena comunidade, de cerca de três mil habitantes. A cooperativa Sicredi Sudoeste MT/PA inaugurou nesta segunda-feira, 3, a primeira agência do município, em uma cerimônia simbólica. A cidade passa a ser incluída financeiramente, fazendo com que os moradores não precisem mais se deslocar até a cidade de Barra do Bugres, distante 41 km, para realizar suas operações financeiras.


Esta é a 38ª agência da cooperativa, que agora atua em 19 cidades de Mato Grosso e em outras 11 do Pará. Com uma agência em Porto Estrela, o comércio e os serviços locais serão beneficiados, pois a população poderá fazer suas operações financeiras na própria cidade, inclusive as compras, que antes eram feitas no município vizinho. Dessa forma, vai contribuir com o desenvolvimento econômico local.


A chegada do Sicredi à cidade não traz apenas benefícios econômicos. A área social também é contemplada e vários projetos da instituição começaram a ser desenvolvidos junto à comunidade. Um dos fatores que contribui para isso é o formato da nova agência, que não opera numerário em espécie – o que estimula a realização de negócios de outras formas, com uso de cartões e transações digitais.


Esse conceito beneficia diretamente a comunidade, como consequência dos investimentos realizados para a operacionalização da agência nesse formato. Entre eles está a disponibilização de wi-fi gratuito para a comunidade na Praça Central, para que os associados realizem suas operações financeiras pelo aplicativo do Sicredi, bem como use a internet para outras finalidades, como a educação. Nesse sentido, uma escola de informática está em fase de implantação, em parceria com a prefeitura.


Outra frente social atendida inclui a educação. Também está em fase de implantação o Programa A União Faz a Vida, principal projeto de responsabilidade social do Sicredi, que beneficia alunos e educadores através de uma metodologia de ensino voltada para o desenvolvimento da cidadania e da cooperação, com a participação da comunidade. Os alunos passam a ser protagonistas do processo de aprendizagem, tornando o conhecimento mais prazeroso e envolvente.


A comunidade será beneficiada ainda por um programa que disponibiliza bicicletas para uso comum, o Use e Devolva. Além disso, serão oferecidas formações de Educação Financeira para quem tiver interesse. O presidente da cooperativa, Antonio Geraldo Wrobel, afirma que chegar ao município levando tantos benefícios é uma satisfação para a cooperativa e materializa sua missão, que é oferecer produtos e serviços financeiros e promover o desenvolvimento local. “É uma comunidade pequena, cujos moradores tinham que ir para a cidade vizinha para fazer suas operações financeiras e compras. Agora, economizarão tempo e dinheiro tendo uma agência na cidade, de uma instituição que também se preocupa com o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas”.


O diretor-executivo da cooperativa, João Coelho, acrescenta que ter uma agência também melhora a atratividade do município para os investidores, inclusive parceiros do Sicredi, que possuem convênios para implantação de energia solar, móveis e utensílios, empresas de agropecuária, fortalecendo a economia da região.


É justamente essa a consequência esperada pelo prefeito de Porto Estrela, Eugênio Pelachim. “Termos uma agência do Sicredi em nossa cidade vai facilitar a vida das pessoas, das empresas e dos agricultores familiares. Teremos acesso aos recursos para financiar a agricultura familiar. Os empresários terão crédito para suas empresas e os servidores públicos serão beneficiados, com a prefeitura podendo fazer o pagamento da folha através cooperativa. Todo mundo ganha”, comenta ao se dizer otimista com a perspectiva de crescimento da cidade.


Diferenciais e impactos


A agência de Porto Estrela está localizada na avenida José Antônio de Faria, no Centro, e já entra em funcionamento oferecendo benefícios aos associados. Disponibiliza cartão sem anuidade para pessoas físicas e máquina de cartão sem o custo do aluguel para as empresas. As linhas de crédito consignado estão com taxas mais acessíveis.


Entre os benefícios econômicos esperados está o incremento das vendas do comércio local com meios alternativos de pagamentos, como as máquinas de cartões; aumento na arrecadação de impostos como consequência do aumento nas vendas e da abertura de uma instituição financeira como contribuinte de imposto sobre prestação de serviços; e a geração de empregos de forma direta e indireta.



Diário da Serra

Notícias da editoria